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segunda, 23 de setembro de 2019
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Respire profunda e corretamente

27 Ago 2019 - 08h06Por (*) Ju Ferraz
Respire profunda e corretamente -

Você consegue perceber sua respiração durante todo o dia ou ela passa despercebida?

Respirar fundo algumas vezes no dia é mais importante do que você pode imaginar. Se você já conhece os benefícios que uma respiração profunda e correta traz para sua vida, maravilha; mas, se ainda não usufruiu de todo bem que respirar profundamente pode te fazer, a hora de começar é agora.

A respiração correta é muito importante para manter a saúde, aliviar a tensão, organizar os pensamentos, encontrar soluções para as dificuldades e se aliada a postura correta, melhora a digestão, elimina as toxinas do corpo, ajuda a fortalecer organismos debilitados, combate a ansiedade, equilibra as funções orgânicas entre outros milhares de benefícios para o corpo e mente.

Quando respiramos profunda e lentamente por alguns segundos, podemos relaxar e acalmar nossa mente, pois diminuímos a frequência dos batimentos cardíacos, oxigenamos nosso cérebro e conseguimos nos concentrar melhor, focando nas soluções de nossos desafios.

Pare por alguns segundos durante o dia e observe como você está respirando. Será que somente pela parte superior dos pulmões ou pelo abdômen utilizando o diafragma?

Quando nascemos respiramos corretamente utilizando a respiração diafragmática, conforme vamos ficando sedentários, sem perceber, começamos a respirar mais rápido e somente pelos pulmões, o que pode ocasionar problemas a curto ou longo prazo, dependendo do estilo de vida adotado.

Para apoiar e melhorar sua qualidade de vida, garanta uma respiração correta. Deixo aqui algumas dicas importantes:

-Respire profundamente, treinando a sua respiração diafragmática com frequência. Isso fará com que oxigene todo seu corpo;

-Inspire devagar pelo nariz, deixando o ar entrar, passar pelo peito, ir em direção ao abdome e sair fazendo o caminho inverso;

-Observe sua respiração constantemente (ao levantar, ao se alimentar, ao andar, ao correr, ao trabalhar, ao estudar, entre outros), isso melhora sua percepção;

-Sempre que se sentir ansioso(a), nervoso(a), angustiado(a), triste, com medo, mantenha sua cabeça erguida com olhar fixo à frente, respire profunda e lentamente (de preferência pela respiração diafragmática) e solte bem devagar. Faça por alguns segundos e veja o efeito positivo que causará em seu corpo. Faça o teste agora mesmo!

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é Palestrante Motivacional, Escritora, Professora, Facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br  

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

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