segunda, 15 de agosto de 2022
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações esteve em São Carlos para conhecer os trabalhos dos Clubes de Ciências, os kits educativos: Aventuras na Ciência, e os trabalhos do difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP

28 Nov 2021 - 09h37Por Kleber Chicrala
A Profª Drª Silvana Copceski – MCTI em entrevista para o jornalista Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP - Crédito: divulgaçãoA Profª Drª Silvana Copceski – MCTI em entrevista para o jornalista Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP - Crédito: divulgação
A Profª Drª Silvana Copceski,  Coordenadora-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI ), esteve no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida no último dia 18 , para uma visita técnica e para conhecer os trabalhos de difusão científica realizados pela equipe coordenada pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato ( Diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF e INCT), a qual teve grande interesse nos Clubes de Ciências e no kits educativos “Aventuras na Ciência” , destacando a importância dos mesmos para o ensino de ciências nas escolas e instituições em geral. 
 
Na E.E.E.I. Sebastião de Oliveira Rocha - São Carlos – SP, a representante do MCTI pode estar e conversar também com a Profa Débora Gonzalez Costa Blanco - Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, e entender presencialmente os trabalhos do Clubes de Ciências e o uso dos kits educativos e didáticos, e nesta escola os alunos que participaram dos Clubes de Ciências gravaram um vídeo para o Ministro Marcos Pontes. 
 
Os professores Euclydes Marega Junior ( Coordenador do Difusão Cientifica do CEPOF –IFSC –USP) ,  Sebastião Pratavieira (CEPOF – IFSC - USP) e Wilma Barrionuevo (Difusão Científica do CEPOF – Responsável pelos Clubes de Ciências), e  Miriam Barbosa(Diretora Presidente da empresa “EDUCar” – Responsável pelo desenvolvimento e produção dos kits didáticos  “Aventuras na Ciência”)  , acompanharam a visita técnica e a programação da visita técnica da Coordenadora-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) .
 
A representante do Ministério (MCTI), pode também visitar os laboratório de Ensino do IFSC-USP, com explicações dos kits didáticos/educativos, e também as dependências e instalações dos estúdios e  Canal de televisão (PROVE), mantidos pelo CEPOF –INCT – IFSC –USP para promover a difusão científica.
 
Equipe de pesquisadores que desenvolveram os Kits educativos de Ciências : Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
 
 
Momento da explicação dos kits educativos para a representante do MCTI Profª Drª Silvana Copceski pelo Prof. Dr. Sebastião Pratavieira – CEPOF – IFSC – USP 
 
Assista o vídeo histórico da visita do astronauta brasileiro e atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes,  ao Instituto de Física de São Carlos , onde foi recebido pelo atual diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC - USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, com entrevista  concedida ao jornalista do CEPOF – INCT – IFSC – USP Kleber Chicrala pelo canal 10 da NET São Carlos. 
 
Fontes: Kleber Chicrala – Coordenação de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei  Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC –  USP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida , e a  Profª Drª Silvana Copceski  - Coordenadora-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) , e a Equipe de Disufão Científica do CEPOF –IFSC –  USP, e os professores Euclydes Marega Junior,  Sebastião Pratavieira (IFSC/USP), e Wilma Barrionuevo (Difusão Científica do CEPOF), Diretora Presidente da empresa “EDUCar”Miriam Barbosa - Diretora Presidente da empresa “EDUCar”, e a Profª Debora Gonzalez - Dirigente Regional de Ensino de São Carlos e Região;  e assessoria de comunicação do IFSC - USP 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias