quinta, 25 de abril de 2024
Artigo Netto Donato

Renova Brasil

05 Jul 2019 - 12h33Por (*) Netto Donato
Renova Brasil -

Preparação, capacitação e treinamento são essenciais na vida de qualquer profissional. Isso não muda quando falamos da formação de gestores, agentes políticos e lideranças, pois não basta ser bem-intencionado, é necessário comprometimento e muita, mas muita preparação.

Com isso em mente foi criado o RENOVABR, uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária, com o intuito de formar e preparar novas lideranças políticas, através dos princípios basilares da honestidade, diálogo e dedicação.

Esse movimento busca alcançar objetivos comuns a todos: a renovação política, sem o famigerado “toma lá, dá cá”, sem corrupção e desvios de conduta, sem intolerância de qualquer gênero ou espécie, mas com diálogo, respeito, ética, coragem e perseverança para realizar e promover o bem comum.

Em seu manifesto, o RENOVABR conclama a vontade de renovação política através da preparação de “gente comprometida e realizadora para entrar na política”. Para isso, é feita uma profunda seleção de novas lideranças pelo Brasil inteiro, que tenham capacidade e vontade de servir e enfrentar os desafios, principalmente o de vencermos as velhas práticas políticas e o vale-tudo pelo poder.

Assim, é que muitas pessoas, através do RENOVABR, independentemente de partido político e ideologia, se unem com um único pensamento: “Política é lugar de honestidade, diálogo e dedicação”.

Para que essa grande transformação aconteça, os líderes formados pelo RENOVABR passam por mais de 220 horas de formação presencial e online, com a participação de 60 professores, cobrindo os mais variados temas, tais como: ética e liderança (Liderança Positiva Ética na Vida Pública Propósito e Política Autoconhecimento); temas do Brasil (Repensando o papel do Estado Saúde, Educação e Segurança, Gestão Fiscal Responsável, Crescimento Inclusivo e Sustentável); dinâmica institucional (Teoria Geral do Estado, Renovação e Reforma Política, Funcionamento do Legislativo, Direito Constitucional), e; comunicação política (Construção de Narrativa, “Media Training”, Gestão e Captação de Recursos, Articulação e Engajamento).

Após tudo que foi relatado aqui acima, fica claro para mim que o Brasil tem jeito! Meu coração se enche de esperança quando vejo iniciativas como esta. Uma iniciativa da sociedade civil organizada que visa investir na formação de líderes e cidadãos conscientes que participarão da verdadeira renovação do atual cenário político brasileiro, a qual, oxalá, resultará em formas mais eficientes e inovadoras de atendimento aos anseios do povo, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas efetivas em prol da sociedade, sempre com honestidade, diálogo e dedicação.

(*) O autor é advogado, especialista em Direito Público e mestre em Gestão e Políticas Públicas, na Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.

O exposto artigo não reflete, necessariamente, o pensamento do São Carlos Agora.

Leia Também

Últimas Notícias