quarta, 24 de abril de 2024
Saúde Emocional com Max Reis

Quando a culpa se torna um problema, mas pode ser superada

10 Nov 2021 - 12h07Por Max Reis
maxreisperfil - maxreisperfil -

A culpa é um estado emocional, que causa dor e limitação, nos impedindo de avançar na vida, sendo difícil de superar.

Se você sente que o passado ou algo que aconteceu, e esta diariamente pesando e causando angustia, provavelmente é uma culpa, arrependimento ou sentimento de não superação, e precisa ser ressignificado, e estamos falando de um sentimento que pode aparecer a qualquer momento e de qualquer forma em função de diferentes variáveis.

Apesar da culpa ser um sentimento normal e saudável, mesmo causando inapropriação e desagrado, trata-se de um mecanismo que está associado à autocrítica e reparação. É inevitável que às vezes ajamos de forma inadequada e acabemos prejudicando a nós mesmo ou aos outros. Nesses casos, a culpa nos alerta para a necessidade de reparar e converter. No entanto, existem circunstâncias em que a reprovação vai além do que é razoável, e é aí que a culpa patológica aparece (exagerada e angustiante).

A culpa ativa um alarme para nossa consciência. Aparece quando algum princípio foi violado ou passamos por cima de algum valor em que acreditamos. A culpa é um sentimento fortemente associado à ideologia e à consciência moral.

Embora a culpa em si seja vista como uma emoção negativa, sempre que enfrentada de forma madura, ela pode ser um meio de melhoria e evolução, transformando-se em aprendizado. Por isso, não há ganho nenhum na sensação de culpa quando não a resolvemos.

Para superar o sentimento de culpa, existe alguns conselhos que, dentro da coerência e aos valores pessoais, podem ser aplicadas em diversas situações.

1) Identificar quais os motivos e razões que causam o sentimento de culpa, esse é o primeiro passo para a superação.

2) Avaliar a gravidade do erro, e das falhas cometidas. Todos nós falhamos em algum momento, e é muito enriquecedor e nobre, reconhecer, consertar e evoluir. Assim, a reparação consciente de qualquer dano passa pela identificação e aceitação desse dano.

3) Perdoar e ser perdoado, e isso começa pelo auto perdão. Essa habilidade vai nos livrar da culpa pouco a pouco, gerando uma auto reparação, e dando um sentido melhor para tudo que aconteceu. Assim, com o tempo, estaremos mais próximos de restaurar a nossa paz interior.

4) Aprender com o erro. Sem dúvida, a melhor opção sempre é aprender com o erro. A culpa é uma chamada para que prestemos atenção a uma lição que vai permitir a nossa evolução e avanço. Sendo assim, superar o sentimento de culpa é possível se ele for enfrentado com sinceridade, buscando uma solução que vá além das tentativas de ignorar e silenciar antes de ouvir sua mensagem por completo.

maxreisrodape

Leia Também

Últimas Notícias