sexta, 29 de março de 2024
Colunistas

QUALIDADE DE VIDA: doença cardíaca e a fisioterapia (arteriosclerose)

03 Jan 2018 - 03h01Por (*) Paulo Rogério Gianlorenço
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Doença cardíaca é qualquer distúrbio que afeta a capacidade do coração de funcionar normalmente. Doença cardíaca é um termo geral para designar diversas condições médicas, crônicas ou aguda que afeta um ou mais componentes do coração.

Entre os pulmões existe uma cavidade conhecida como mediastino. Este é o lugar onde o coração está posicionado - partindo do centro do corpo humano, dois terços para a esquerda. O coração é um órgão muscular do tamanho de um punho, que bombeia o sangue através da rede de artérias e veias chamada sistema cardiovascular.

As estruturas externas do coração incluem ventrículos, átrios, artérias e veias.

As artérias transportam sangue para longe do coração, enquanto as veias transportam o sangue para o coração.

 Os vasos indicam o transporte de sangue com conteúdo relativamente baixo de oxigênio e alto conteúdo de dióxido de carbono.

Os vasos vermelhos indicam o transporte de sangue com conteúdo relativamente alto de oxigênio e baixo conteúdo de dióxido de carbono.

Átrio direito: recebe o sangue das veias e bombeia para o ventrículo direito

Ventrículo direito: recebe o sangue do átrio direito e bombeia para os pulmões, onde ele é carregado com oxigênio

Átrio esquerdo: recebe sangue oxigenado dos pulmões e bombeia para o ventrículo esquerdo

Ventrículo esquerdo: bombeia o sangue oxigenado para o resto do corpo. As contrações do ventrículo esquerdo criam a nossa pressão arterial.

As artérias coronárias correm ao longo da superfície do coração e fornecem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. Uma teia de tecido nervoso também atravessa o coração, conduzindo os sinais neurológicos complexos que regem a contração e relaxamento, essa teia que envolve o coração é um saco chamado pericárdio.

A doença cardíaca ocorre quando uma dessas estruturas não está funcionando corretamente.

Confira algumas doenças cardíacas comuns: Angina instável e estável, Arritmia cardíaca, Artrose, Aterosclerose (doença cardíaca coronária), Arteriosclerose, Cardiomiopatia, Cardiopatia congênita, Doença arterial periférica, Endocardite, Estenose mitral, Estenose pulmonar, Fibrilação atrial, Hipertensão, Hipotensão, Infarto, Insuficiência cardíaca, Pericardite, Prolapso da válvula mitral, Sopro no coração, Taquicardia Ventricular, Tumor cardíaco.

Arteriosclerose é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

A aterosclerose é um tipo específico de arteriosclerose, embora ambos os termos sejam usados muitas vezes como sinônimos.

Por volta de 1790 o médico Edwuard Jenner, descobridor da vacina contra a varíola, dissecava um cadáver à procura da causa da morte - que ocorreu após um longo período de sofrimento marcado por fortes dores no peito, ele encontrou, dentro de uma das artérias, uma substância dura e muito similar à areia, a qual ele definiu como "pequenas pedras". Tratava-se de placas de colesterol presas às paredes da artéria, o que hoje a Medicina sabe se tratar de um caso de aterosclerose.

A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.

Eventualmente, partes desses depósitos de gordura nas artérias podem se soltar e entrar na corrente sanguínea, espalhando-se pelo corpo. Isso pode acarretar na formação de um coágulo sanguíneo em qualquer parte do organismo, seja este fixo ou móvel, o que também prejudicará o fluxo do sangue para outros órgãos.

O endurecimento das artérias ocorre ao longo do tempo. Além do envelhecimento, fator de risco comum entre várias doenças cardíacas, outros fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver aterosclerose incluem, Pressão arterial elevada, Colesterol alto, Diabetes, Obesidade, Tabagismo, História familiar de doença cardíaca, Sedentarismo, Doenças renais crônicas.

Os sintomas da aterosclerose podem ser bastante evidentes, mas, em alguns casos, uma pessoa pode ter a doença e não apresentar nenhum sinal disso.

Dor no peito ou desconforto (angina) é um dos sintomas da aterosclerose nas coronárias. Ele aparece quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio suficiente. O grau da dor costuma variar de pessoa para pessoa. Outros sintomas da aterosclerose incluem falta de ar e fadiga quando o indivíduo realiza esforço físico.

A dor também varia de acordo com o local em que acontece o estreitamento das artérias. Dores em pernas ao caminhar, que melhoram com repouso, queda de pelos nas pernas e pele fria e palidez nos dedos pode indicar comprometimento de artérias nestes locais.

Acidente vascular cerebral pode ser o primeiro sintoma de aterosclerose carotídea, que também pode apresentar fenômenos transitórios, como tonturas.

Mulheres, idosos e indivíduos com diabetes são mais propensos a apresentar esses sintomas, além de uma sensação de fraqueza também.

Se você acha que tem aterosclerose por meio da observação dos sintomas, procure ajuda médica o quanto antes, preste atenção a sintomas que estejam relacionados ao fluxo inadequado de sangue, como dor no peito, dor nas pernas ou dormência em qualquer parte do corpo, buscar ajuda médica é essencial para prevenir possíveis complicações. Diagnóstico e tratamento precoces podem evitar o agravamento da aterosclerose e prevenir um eventual ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outra emergência médica que possa colocar sua vida em risco.

O médico iniciará o diagnóstico por um exame físico e com perguntas sobre o histórico médico do paciente e de sua família, depois solicitará a realização de alguns exames. Existe muitos deles que podem ajudar a diagnosticar aterosclerose, geralmente, o médico solicita mais de um exame para obter um diagnóstico preciso.

Alguns dos fatores de risco para aterosclerose que você pode alterar são: Não fumar, Praticar exercícios físicos, Manter um peso saudável, Fazer exames e tratamento para depressão, Mulheres que pertencem ao grupo de risco mais alto para doenças cardíacas devem ingerir suplementos de ácidos graxos com ômega 3, Se você consome álcool procure não exagerar.

A nutrição é importante para a saúde do coração e ajudará a controlar alguns dos fatores de risco para doenças cardíacas.

Escolha uma dieta rica em cereais integrais, frutas e vegetais, Prefira proteínas magras como frango, peixe, feijão e legumes, Consuma laticínios semidesnatados, como leite e iogurtes, Evite sal em excesso e gorduras encontradas em frituras, alimentos processados e assados, Consuma menos produtos de origem animal que contêm queijo, nata ou ovos, Leia os rótulos e fique longe de "gordura saturada" e de tudo que contenha gordura "hidrogenada" ou "parcialmente hidrogenada". Estes produtos geralmente estão carregados de gorduras prejudiciais à sua saúde.

Dieta mediterrânea, dieta típica da região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ela é conhecida por seus benefícios ao coração, se informe melhor sobre essa dieta.

Tratamento de Aterosclerose, o médico poderá prescrever um ou mais medicamentos para tratar a pressão arterial, o diabetes ou níveis altos de colesterol. Siga com atenção as recomendações do especialista para evitar uma piora do quadro da aterosclerose.

Os objetivos do tratamento dessas condições em pacientes com aterosclerose é estabilizar seus níveis e evitar o agravamento da doença. Mas o tratamento em si depende dos sintomas e da gravidade da doença. O médico poderá prescrever um ou mais remédios específicos para o caso especificamente.

Nunca interrompa repentinamente o uso de nenhum desses medicamentos. Fale sempre com o médico primeiro. A interrupção repentina pode piorar os sintomas ou causar um ataque cardíaco.

Há também a opção cirúrgica, os procedimentos e cirurgias utilizados para tratar a aterosclerose incluem: Angioplastia e colocação de stent, chamada de intervenção coronariana percutânea (ICP), Cirurgia de revascularização (No coração com pontes de safena ou mamária, nas pernas com vasos da mesma perna e nas carótidas com materiais específicos).

A Fisioterapia cardiovascular é um segmento da cardiologia que ajuda na prevenção e na reabilitação de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares, os estudos em cima da fisioterapia cardiovascular são intensos e detectam resultados positivos. Grande parte dos pacientes que sofreram de enfarte do miocárdio, por exemplo, ou que forma sujeita à cirurgia de bypass fez o tratamento com a fisioterapia cardiovascular e os resultados foram um sucesso, o que mostra que há como rebater a doença, o papel da fisioterapia é importantíssimo na reabilitação ou na prevenção de qualquer doença e quando o assunto é fisioterapia cardiovascular, as doenças cardiovasculares são levadas á um nível baixo de risco.

Cada paciente com aterosclerose se recupera de forma diferente, alguns pacientes são capazes de manter uma vida saudável mudando a dieta alimentar, parando de fumar e tomando os medicamentos de acordo com as orientações médicas, outros podem recorrer a procedimentos médicos como a angioplastia ou cirurgias para tratar aterosclerose.

Mesmo que cada pessoa reaja de forma diferente, o diagnóstico precoce da aterosclerose geralmente resulta em um resultado mais positivo.

O Autor é graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista Crefito-3/243875-f. Especialista em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade de São Carlos e Ortopedia. Dúvidas e Sugestões: paulinhok10@hotmail.com / Facebook Paulinho Rogério Gianlorenço.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias