sexta, 29 de março de 2024
Saiba tudo em 5 minutos com Bruno Zancheta

Quais são as expectativas e desafios para 2021?

15 Jan 2021 - 17h08Por Bruno Zancheta
Quais são as expectativas e desafios para 2021? -

Escrevo este meu primeiro artigo em 2021, ao mesmo tempo em que agradeço a confiança dos meus eleitores e reforço meus compromissos de trabalho. Confesso mesmo reconhecer que este editorial tem uma simbologia diferente. Não me refiro apenas às novas tarefas que passo a representar, mas primordialmente, à minha permanência como colunista do São Carlos Agora, depois de um breve período. Gratidão a toda equipe pela nova oportunidade em estar aqui com vocês.

Sempre que um novo ano se inicia ele vem recheado de amor, esperança, paz, prosperidade, enfim, tudo aquilo que desejamos e reafirmamos naquela ceia de 31 de Dezembro e nos abraços fraternos que trocamos, coisa que em muitas famílias não aconteceram este ano em razão da pandemia que nos assola.

Afinal, trocando em miúdos: “O que esperar de 2021 e quais desafios iremos enfrentar?” Essa pergunta é muito interessante e ao mesmo tempo intrigante. As expectativas devem ser a melhor possível.  As demandas políticas, econômicas e sociais crescem rapidamente e as regras do jogo se entrelaçam, dispersando oportunidades e retardando novas decisões que seriam inadiáveis e oportunas, quando não, intransferíveis.

Se observarmos apenas para o nosso exterior e todas as dificuldades que iremos enfrentar o cenário seria desolador. Pandemia, dificuldades, recessões econômicas, aumento do desemprego, enfim, tantas outras notícias ruins que permeiam nossos jornais. Vivemos sim um mundo em rápidas e irreversíveis mudanças e temos que perceber seu curso, quanto à velocidade, direção e sentido e nos orientarmos preventivamente a elas. Neste momento precisamos resgatar aquele orgulho de nós mesmos, de seguir em frente, aquela força de que tudo ficará bem e colocarmos em prática todos aqueles desejos que alicerçamos no primeiro dia de Janeiro e isso se faz com Fé, Trabalho e Persistência, na superação das restrições.

Quando falamos, por exemplo, do planeta que será a égide este ano, nos referimos à Vênus, que trará sociabilidade, beleza e harmonia, além de acreditarmos e colocarmos nossa fé nisso e preciso praticar também.

Que 2021 seja o resgate de sonhos esquecidos, a mudança necessária em nossas vidas e principalmente que nossa autoestima nos acompanhe nos próximos 365 dias. Vamos exercitar?

* O autor é Vereador da Cidade de São Carlos, Professor da Rede Estadual de Ensino, Cientista Político, Cientista Social e Antropólogo pela UFSCar-Universidade Federal de São Carlos. Graduando em História pela UNIP-Universidade Paulista. É colunista dos sites: São Carlos Agora, Sucesso São Carlos, Região em Destake, São Carlos Dia e Noite, dos Jornais “Gazeta Central” e da Revista Ponto Jovem. Idealizador e Coordenador da Ação Social “Unidos Somos Fortes”.

Leia Também

Últimas Notícias