quarta, 24 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Santa Rita do Passa Quatro – A tradição cultural e as belezas naturais

14 Out 2017 - 02h33Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Santa Rita do Passa Quatro é um município do interior paulista com uma população de cerca de 25.000 pessoas e fica a cerca de 80km da cidade de São Carlos. Possui uma natureza privilegiada com inúmeros atrativos naturais e uma tradição cultural muito forte, sobretudo pela colonização italiana.

Citarei abaixo os principais atrativos da cidade e já deixo uma dica: visite a cidade: é muito bonita!

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE

Em atrativos naturais, destaco dois principais: o Parque Vassununga a e Cachoeira Três Quedas.

O Parque Estadual de Vassununga possui grande biodiversidade, belezas cênicas e abriga o maior e mais velho Jequitibá do Brasil, e a maior concentração de Jequitibás Rosa do País. O funcionamento é diário, das 7h às 17h, com entrada até as 16h. Em horário de verão das 7h às 18h, com entrada até às 17h.

O córrego Passa Quatro, que dá origem ao nome da cidade, forma um dos mais belos pontos turísticos: a Cachoeira das Três Quedas. Foi a primeira geradora de energia de Santa Rita e região e ainda conserva as ruinas de sua usina. Recentemente recebeu recursos de mais de um milhão de reais e está inteiramente reformada com excelente infraestrutura.

Em atrativos culturais, a cidade possui uma gama muito variada. O primeiro destaque vai para o Santuário Santa Rita de Cássia. Localizada na principal praça da cidade, no alto de uma colina, de braços abertos para receber os visitantes, a Igreja Matriz abriga em seu interior um vasto acervo artístico, com mais de quarenta vitrais ricamente coloridos pintado pelo ítalo-brasileiro Nicolau José Biagini. A Igreja foi elevada a Santuário em 2017. Altar de casamento para população da região. Recentemente tive a honra de visitar e assistir a um show do Maestro João Carlos Martins e a Orquestra Filarmônica do Sesi, em suas escadarias, em uma noite memorável.

Outro destaque é o Museu da Psiquiatria do CAIS, o único no mundo no segmento e conta com um vasto acervo da época do hospital da Tuberculose e logo após Hospital Psiquiátrico. O local é impressionante e conta a história do tratamento psiquiátrico no Brasil, com objetos como eletrochoque e vários outros. Prefiro não publicar fotos que eu tirei, porém quem quiser conhecer pode visitar o site: http://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/cais/ e baixar o conteúdo digitalizado. As visitas são feitas mediante agendamento.

Outro destaque cultural é a Festival de Tradições Italianas, a qual tive oportunidade de participar de duas edições, uma melhor que a outra. O evento é um dos maiores do Estado de São Paulo com uma grande variedade de comidas, bebidas e músicas típicas. Pelo evento passam cerca de 15.000 pessoas por noite.

Não podemos esquecer de citar o Centro Espírita Legião Branca Mestre de Jesus, considerada uma casa de cura espiritual é facilmente encontrada seja por estar no panfleto oficial da cidade ou perguntando para qualquer morador da cidade. O local possui sessões em horários pré-determinados.

Enfim, a cidade possui vários outros atrativos que citarei em outro texto. Por fim deixo uma dica: a cidade é muito bonita e o povo muito acolhedor. Visite Santa Rita e comprove a minha descrição.

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado, pai de uma menina de 17 anos. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador de redes sociais e agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias