quinta, 18 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Holambra, flores e cultura europeia

23 Set 2017 - 03h25Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Sempre tive a curiosidade de conhecer Holambra, a cidade das flores e tive recentemente a oportunidade de participar de um grande evento: a Expoflora e conhecer a beleza da cidade

O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Trata-se de uma antiga colônia holandesa com apenas 12 mil habitantes, hoje um importante município que responde por cerca de 50% de todo o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais. Desde 2011 a cidade foi batizada de Capital Nacional das Flores.

A EXPOFLORA: O GRANDE EVENTO DA CIDADE

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera. Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantém as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora. Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 40% das vendas do setor.

Por isso, os mais de 300 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.  Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. Hoje, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano. Fonte (http://www.expoflora.com.br/holambra-a-capital-nacional-das-flores/)

Entre as atrações do evento, destacam-se belas flores, exposição de arranjos florais, mostra de paisagismo e jardinagem, danças típicas holandesas, espaço de compras de flores e souvenirs, um excelente passeio turístico por uma fazenda produtora de flores e pelo centro da cidade, além claro da boa gastronomia.

Outro destaque do evento e da cidade é o passeio pela Fazenda Terra Viva é uma atração imperdível. São mais de 126 mil flores do campo. O turista pode conhecer o processo de cultivo de flores e principalmente tirar inúmeras fotos nos campos de flores.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

A cidade possui vários atrativos turísticos, dentre os quais destacam: três lagos (lago do Holandês, lago Nossa Prainha e lago Vitória Régias), praças bem cuidadas e monumentos que relembram a imigração holandesa. Além disso a cidade inteira tem características europeias (holandesas) em sua arquitetura, fachadas e até mesmo na característica da população.

Um dos atrativos mais visitados é o Moinho dos Povos Unidos, cópia fiel dos tradicionais e famosos moinhos holandeses, o moinho de Holambra tem 38,5 metros de altura e funciona exatamente como na Holanda, pela força dos ventos e moendo grãos. Foi construído pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos. Fonte: (http://www.portaldeholambra.com.br/o-que-fazer.html)

Fora uma boa experiência na cidade: vale a pena visitar a Expoflora, degustar a excelente gastronomia holandesa e visitar uma fazenda produtora de flores. A cidade também tem outros encantos, sobretudo pela aparência e beleza, relembrando pequenas cidades europeias.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: Divulgação(*) O autor, MTB nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias