quinta, 18 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Circuito das Frutas - eventos celebram a cultura agrícola da região

30 Dez 2017 - 02h30Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Ano novo, chegou a hora de programar alguns passeios e a dica de hoje vai para região do Circuito das Frutas. As cidades estão a cerca de 200km de São Carlos e é possível fazer um passeio de um dia para o evento e conhecer um pouco as riquezas agrícolas dessa região do Estado de São Paulo.

O CIRCUITO DAS FRUTAS

O Circuito das Frutas é uma iniciativa de regionalização do turismo no interior do Estado de São Paulo, composto pelas cidades: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

No final da década de 90, nascia, em nossa região, uma nova alternativa de geração de renda para o meio rural: o Turismo Rural. Para trabalhar esse segmento, surgiu a Associação de turismo Rural do Circuito das Frutas, fruto da união de vários proprietários rurais que passaram a discutir a profissionalização e a organização do turismo rural na região de Jundiaí, nasceu, em outubro de 2000, a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. Mais informações sobre a Associação acesse: http://www.circuitodasfrutas.com.br/

A região é muito bem organizada e a mobilização dos produtores rurais com o incentivo do poder público faz com que os eventos se tornem atrativos para a população e principalmente a turistas de todo o Estado que durante o ano todo movimentam a economia regional.

CALENDÁRIO OFICIAL

A região do Circuito das Frutas possui eventos o ano inteiro. É só escolher a fruta e ou opção gastronômica preferida e aproveitar!

 

Meses

Cidade

Evento

Janeiro

Jundiaí

Valinhos

Festa da Uva e ExpoVinhos

Festa do Figo e ExpoGoiaba

Fevereiro

Vinhedo

Festa da Uva e do Vinho

Abril

Itatiba

Indaiatuba

Festa do Caqui

Festa das Frutas e Hortaliças

Maio

Louveira

Jundiaí

Festa da Uva

Festa Italiana

Junho

Louveira

Itatiba

Atibaia

Jarinú

Jundiaí

Festa de Santo Antonio

Festa de São Pedro

Festa do Morango

Festa do Morango

Festa Italiana

Julho

Indaiatuba

Atibaia

Jarinu

Jundiaí

Festa das Nações Unidas

Festa do Morango

Festa do Morango

Festa do Vinho Artesanal

Agosto

Indaiatuba

Jundiaí

Festa da Tradição da Colônia Suíça

Festa do Vinho Artesanal

Setembro

Atibaia

Jundiaí

Festa das Flores e do Morango

Festa Portuguesa

Outubro

Jarinu

Itatiba

Festa do Pêssego

Festa de San Gennaro

Novembro

Várias Cidades

Cavalgada do Circuito das Frutas

Dezembro

Itupeva

ExpoUva

 

Tabela de Eventos no Circuito das Frutas

Fonte: www.circuitodasfrutas.com.br

Acesse o site: www.circuitodasfrutas.com.br para mais detalhes de toda a programação e datas.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias