quarta, 17 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Aventura em Analândia - Morro do Cuscuzeiro

06 Jan 2018 - 02h06Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

As férias estão chegando e as opções de lazer em nossa região é muito forte! Uma das boas opções é a cidade de Analândia, uma Estância Turística que fica a cerca de 50km de carro da cidade de São Carlos, e além de ser um excelente atrativo de ecoturismo, possui uma intensa atividade de turismo de aventura.

Nessa matéria, d destaco um importante atrativo de aventura na cidade de Analândia, na região Turística Serra do Itaqueri: o Morro do Cuscuzeiro.

O Morro do Cuscuzeiro é uma elevação com cerca de 900 metros de altura, dos quais aproximadamente 50 metros são de formação rochosa vertical, o que o caracteriza geologicamente com uma formação de morro testemunho. A Pedra do Cuscuzeiro pode ser vista em vários ângulos: da estrada que liga São Carlos a Analândia e do Restaurante Pedra Viva.

Essa última vista é espetacular e do próprio restaurante você pode contratar guias especializados para fazer a escalada até o morro. Vale a pena consultar antes os horários de funcionamento. O grupo mantém atualizado uma página no Facebook https://www.facebook.com/cuscuzeiro/. Se desejar, o Pedra Viva também oferece almoço, ou você pode buscar outras opções no centro de Analândia. Brevemente citarei em uma outra matéria, alguns restaurantes locais.

Não sou muito aventureiro, mas gosto muito de visitar os atrativos para contemplação e tirar belas fotos, então nessa modalidade você pode visita-lo do próprio restaurante ou pegar uma trilha de jeep até o morro. Sugiro consultarem a agência de turismo receptivo https://www.facebook.com/agenciacuzco/. Já tive a oportunidade de ver o Morro do Cuscuzeiro por esse ângulo e foi surpreendente, pois além dele, é possível ver outro atrativo: o Morro do Camelo. No dia em que fui, fui brindado com um belo arco-íris apresentado nas fotos em anexo.

Curiosidades sobre o atrativo:

  • O morro foi tema de abertura da novela da 9 da Rede Globo: a Força do Querer (2017);
  • No local acontecem vários eventos esportivos veiculados pelo Esporte Espetacular, como o campeonato deslack line.file:///C:/Users/usuario/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias