quinta, 28 de março de 2024
Colunistas

Prêmio de Melhor Trabalho Científico na XI FOUR BIOTEC

21 Nov 2021 - 08h49Por Kleber Chicrala
Pesquisadora Aline Sanches Perez - Crédito: divulgaçãoPesquisadora Aline Sanches Perez - Crédito: divulgação
O XI FOUR BIOTEC - Quatro dias pela Biotecnologia, promovido pela Universidade Federal de São Carlos, possui vocação científico-tecnológica e reúne alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, empreendedores e outros profissionais, com o intuito de disseminar os mais recentes avanços na área de Biotecnologia e suas aplicações, promovendo atualização e capacitação aos envolvidos.
 
O trabalho Efeitos de radiações eletromagnéticas na bioenergética de mitocôndrias isoladas de fígado de camundongo de autoria de Aline Sanches Perez em colaboração com Aníbal E. Vercesi, Roger, F. Castilho, José Dirceu Vollet-Filho, Natalia M. Inada, Natasha Mezzacappo  e Vanderlei S. Bagnato, foi conferido o Prêmio de Melhor Trabalho Científico (ProEx/UFSCar 23112.011204/2021-47).
 
Resumo do trabalho Premiado
 
As mitocôndrias são as principais organelas afetadas em terapias fotônicas, a radiação eletromagnética promove efeitos mitocondriais que levam a apoptose das células acometidas. Contudo, apesar dos avanços alcançados em tratamentos com irradiação eletromagnética ainda há lacunas acerca dos efeitos bioenergéticos ocasionados nas mitocôndrias, especialmente para radiações eletromagnéticas de raio X, ultravioleta e micro-ondas, que são geralmente menos aplicadas em terapias fotônicas. O estudo  realizado no trabalho premiado, tem como objetivo investigar as respostas bioquímicas obtidas devido a ação das radiações eletromagnéticas fora do espectro visível em mitocôndrias isoladas de camundongo e avaliar o comportamento estrutural das mitocôndrias. O grupo controle (não irradiado) apresentaram resultados no controle respiratório entre 5 e 7, correspondendo a um bom desempenho das mitocôndrias isoladas, a espectroscopia Raman revela macromoléculas como citocromo C e fosfatidilcolina que são empregadas como biomarcadores para alterações estruturais das mitocôndrias.  O propósito do estudo é promover a associação de respostas bioenergéticas (respiração mitocondrial) e acompanhamento estrutural das organelas permitem estabelecer um importante padrão de mitocôndrias isoladas que serão comparadas ao comportamento mitocondrial após a irradiação.
 
Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP), onde paralelamente desenvolveu e concluiu três projetos de Iniciação Científica no grupo dos Fluidos Complexos (IFUSP). Realizou intercâmbio na University of Aarhus (Dinamarca) entre 2018 e 2019, onde desenvolveu um projeto de pesquisa no Interdisciplinary Nanoscience Center (iNANO), com bolsa CAPES - Graduação Sanduíche. Atualmente é mestranda em Física Biomolecular no Instituto de Física de São Carlos da USP, onde desenvolve um projeto de mestrado com interesse em bioenergética mitocondrial em decorrência de efeitos de radiações eletromagnéticas.
 
Fontes: Pesquisadora Aline Sanches Perez , Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC –USP, e Kleber Jorge Savio Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP. 
 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias