sexta, 29 de março de 2024
Fique Ligado

Prazo para requerer pensão por morte

08 Ago 2018 - 07h00Por (*) Patrícia Zani
Prazo para requerer pensão por morte -

A pensão por morte é um benefício pago aos dependentes do segurado do INSS que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, com morte presumida reconhecida judicialmente.

No caso do dependente solicitar a pensão por morte dentro de 90 (noventa) dias após o óbito do segurado, o pagamento será garantido desde a data da morte. Caso o requerimento seja feito após os 90 (noventa) dias o dependente só recebe a partir da data do requerimento.

Para os dependentes menores de 16 anos e para os incapazes a pensão por morte deve ser solicitada pelo tutor ou curador e nesses casos pode ser requerida mesmo após 90 (noventa) dias, sendo garantido o pagamento desde a data do falecimento.

Esse benefício é devido a cônjuge/ companheiro (a), filhos, (equiparados), pais ou irmãos do falecido, desde que comprovem o direito.

Para ter direito ao benefício, é necessário que o falecido possuísse qualidade de segurado do INSS na data do óbito.

O requerimento do benefício é feito diretamente no INSS, na central telefônica 135 ou no portal www.inss.gov.br.

(*) A autora é advogada OAB/SP 293.156, graduada pela Fadisc, pós-graduada em Direito Imobiliário pelo Centro Universitário Anhanguera e pós-graduanda em Direito Previdenciário pelo Infoc.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias