quinta, 28 de março de 2024
Saúde Emocional com Max Reis

Por que tenho ansiedade?

30 Set 2021 - 08h36Por Max Reis
maxreisperfil - maxreisperfil -
Por que de repente começamos a sentir certo mal-estar e preocupação… por que de repente sentimos o coração batendo a toda velocidade? Começamos a suar quando aparece essa desagradável sensação de tontura. Se alguma vez você já sofreu de ansiedade, você sabe exatamente do que estou falando.
 
A ansiedade é uma resposta a uma situação que antecipamos como perigosa, isto é, a um perigo que não está presente, mas que supomos que estará presente no futuro. Por exemplo: “Estarmos rodeados de serpentes venenosas nos dá medo, contudo, pensar que poderíamos nos deparar com essa situação nos provoca ansiedade”.
 
O problema se agrava quando essas sensações limitam o nosso dia a dia; não saímos de casa por medo de ficarmos tontos, recusamos convites porque não queremos que ninguém perceba o que acontece conosco e começamos a sentir medo de muitos acontecimentos.
 
Pouco a pouco a ilusão se perde, sentimos que não aproveitamos nada, nossa mente está continuamente presa a pensamentos que, na maioria das vezes, são catastróficos ou repetitivos, e sentimos que já não somos os mesmos de antes de ter ansiedade.
 
Mas, apesar de tudo, a ansiedade é um sintoma de que algo não anda bem na nossa vida, provavelmente a nível emocional ou pessoal (com os outros, ou conosco mesmo). É mais ou menos como quando se está com tosse: a tosse é um sintoma, não é uma doença em si, e é preciso investigar a sua causa para que ela não se transforme em algo mais grave. Para enfrentá-la, primeiro procuramos acalmá-la e em seguida vamos tratar a sua causa. As duas coisas são necessárias, e com a ansiedade acontece do mesmo jeito: primeiro procuramos reduzi-la e logo será preciso descobrir o que está por trás dela.
 
Todas as reações que a ansiedade provoca nos assustam muito, mas se tentamos controlá-las, desencadeamos mais medo e nossos sintomas se amplificam. Nesse caso, o controle leva ao descontrole.
 
Mas se, ao contrário, formos capazes de entender o nosso mal-estar, cria-se uma sensação de tranquilidade. Um bom exercício é se perguntar:
 
Como é que começo a sentir ansiedade?
Que imagens ou pensamentos passam pela minha cabeça?
Como sei que isso me causa ansiedade?
O que me digo internamente?
Esses medos são reais?
O que é que eu deveria realmente mudar na minha vida para deixar de sentir ansiedade?
 
É preciso aprender a identificar as sensações para então poder administrá-las. Por isso, precisamos primeiro nos preparar com pensamentos adequados, exercícios de relaxamento e respiração. Se não praticamos enquanto estamos calmos, de nada nos servirá utilizar essas técnicas em pleno ataque de ansiedade. E procure uma terapia para ressiginificar essa emoção Ansiedade, e lidar melhor com todos os gatilhos.
maxreisrodape

Leia Também

Últimas Notícias