sábado, 20 de abril de 2024
Saúde Emocional com Tatiana Carlino

Pessoas difíceis ou tóxicas

18 Mar 2022 - 10h23Por Tatiana Carlino
Tatiana Carlino - Tatiana Carlino -
Relacionamentos são necessários para vida. Não é possível viver sem integração humana.  Porém, nem sempre a convivência com outro é harmoniosa. Em meio a tudo isso podemos encontrar as pessoas chamadas tóxicas ou difíceis. O alerta que a médio ou longo prazo, esse tipo de elo pode causar prejuízos das mais difíceis  formas aos envolvidos, desde questões emocionais como baixa estima e intolerância, até o desencadeamento de quadros mais graves como distúrbios psiquiátricos ansiedade e depressão. Identificar e compreender os possíveis fatores que motivam o sujeito a ter um jeito de ser tão penoso podem ajudar os envolvidos a lidar melhor com a situação, desenvolvendo seu amor-próprio sabendo quem você é para não ser contaminado por esse tipo de pessoa. Afaste-se delas se não conseguir fisicamente procure emocionalmente. 
 
Tenha autoconhecimento, clareza e ressignifique as relações. Importante lembrar que todos sofrem, desde a pessoa difícil, que reage o tempo todo com as suas marcas e traumas e quem convive com ela a quem ela machuca. 
 
Existem casos em que as pessoas difíceis ou tóxicas não fazem parte do dia a dia. Sendo mais fáceis de lidar, pois não causam maiores danos e o afastamento da pessoa por si só é capaz de amenizar o desconforto.
 
 O mais difícil é conseguir tomar uma decisão satisfatória que pondere o lado racional que nos impele a nos preservar, evitando a causa de tanta dor e perturbação e o lado emocional, que envolve o sentimento que mantém a relação ou a necessidade de se manter na situação.
 
Durante o processo de convivência, há vezes em que a solução da relação desgastante passa por uma necessidade de a "vítima" abrir mão do que julga certo ou justo para viver o que é possível viver dentro daquela situação. No fundo a pessoa não se conforma com a realidade tal como é e passa anos ou uma vida inteira dando murros em ponta de faca, numa atitude teimosa    sse relacionando com aquela pessoa achando que ela vai mudar. A dificuldade em lidar com essas pessoas tem trazido muitas queixas aos settings terapêuticos.
 
 É preciso coragem para mudar, pois não é possível colher um resultado diferente na vida mantendo as mesmas ações, afinal as mesmas ações levam aos mesmos resultados.
tatianacarlino

Leia Também

Últimas Notícias