quinta, 25 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Pesquisadores e técnicos do CEPOF – LAT – IFSC – USP e EMBRAPII - desenvolvem descontaminador (UVC) portátil para o interior de automóveis

Mais segurança para a família e usuários de veículos contra o Covid – 19

25 Jul 2021 - 08h05Por Kleber Chicrala
O Equipamento não exige adaptação no interior do veículo, podendo ser utilizado em tomadas de 12 v. Destacando que na pesquisa e desenvolvimento do produto, o CEPOF – LAT – IFSC – USP – EMBRAPII contou com a participação: Engo Daniel José Chianfrone - Lab - Crédito: divulgaçãoO Equipamento não exige adaptação no interior do veículo, podendo ser utilizado em tomadas de 12 v. Destacando que na pesquisa e desenvolvimento do produto, o CEPOF – LAT – IFSC – USP – EMBRAPII contou com a participação: Engo Daniel José Chianfrone - Lab - Crédito: divulgação
As pesquisas e desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuem diretamente para a segurança e controle de ambientes descontaminados( inclusive contra o Corona Vírus – Covid 19 e suas variantes) faz parte de algumas linhas de pesquisas do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP em parceria com a Unidade EMPRAPII “Biofotônica e Instrumentação” – São Carlos, onde os pesquisadores desta instituição de pesquisa, e os técnicos do Laboratório de Apoio Tecnológico (LAT) –CEPOF –USP, terminaram a fase do projeto e o aprimoramento de um descontaminador de ar para ser utilizado no interior de veículos de forma eficiente e segura, e com a facilidade de ser portátil.
 
Este trabalho contou com a parceria da empresa Triunfo Soluções em Engenharia Indústria e Comércio LTDA, tanto nas fases do desenvolvimento desta tecnologia, como nas possibilidades de aplicação do mesmo no nosso dia a dia.
 
Ao analisarmos nossas atitudes e hábitos durante e pós-pandemia surge inúmeras perguntas necessárias à proteção de nossa saúde. O chamado “novo normal” exigirá novas tecnologias que assegurem nossa vida contra um inimigo invisível que causa pânico e inúmeras mortes em todo o mundo. A ciência mundial está preocupada em assegurar e evitar que situações como essa venham novamente por em risco a vida humana, e suas destruidoras consequências.
 
No momento em que não é possível deixar os vidros abertos de um carro, ou de um veículo automotor, devido a temperatura, poluição e outras impossibilidades, o uso desta tecnologia desenvolvida pela equipe de pesquisadores e técnicos da CEPOF – IFSC –USP e seus parceiros, é uma solução tecnológica viável e segura, e proporciona a sanitização do ar do ambiente interno destes veículos.Onde com a radiação de LED UVC (diodo emissor de luz na região do ultravioleta C) utilizada neste equipamento, os vírus e microrganismos tendem a ser eliminados, com a vantagem de ser um equipado a base de LED’s UVC que tem uma maior durabilidade e tempo de vida, ampliando o custo-benefício do produto. 
 
Estudos apontaram que a transmissão do vírus – Covid 19 por gotículas liberadas por usuários infectados, era uma certeza desde o começo da pandemia. Depois veio a tona a possibilidade de o vírus ser transmitido pelo ar. Dai a necessidade latente, de soluções tecnológicas viáveis, para a solução e segurança dos usuários de veículos automotores diariamente. Desta forma a ciência aplicada entra em cena. Trazendo as soluções necessárias para nossa segurança, contra um vírus letal e suas variantes, que colocam em risco nossa saúde e vida, e ampliam as estatísticas negativas de morte dos infectados. 
 
O automóvel é um forte aliado no combate ao vírus para diminuir aglomerações, embora também possam ajudar o vírus a se propagar pelo ar, quando faltar os cuidados de higiene e descontaminação em seu interior.
Fontes: Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP ; Assessoria de Comunicação do IFSC – USP e membros/Coordenação do CEPOF – INCT – IFSC - USP
kleberchi 

Leia Também

Últimas Notícias