quinta, 28 de março de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP chegam a 4.118 atendimentos nas sessões de tratamentos das sequelas provocadas pela COVID-19

10 Jul 2022 - 07h00Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Paciente com sequelas de COVID-19 no momento do tratamento realizado pelos pesquisadores do CEPOF – INCT -IFSC – USP, onde normalmente ( pós-tratamento) recuperaram o olfato e paladar . - Crédito: divulgaçãoPaciente com sequelas de COVID-19 no momento do tratamento realizado pelos pesquisadores do CEPOF – INCT -IFSC – USP, onde normalmente ( pós-tratamento) recuperaram o olfato e paladar . - Crédito: divulgação
                                                                                                                                       Foto: Kleber J. S. Chicrala
 
A parceria do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP com  a Secretaria de Saúde de São Carlos, a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos,  e o Instituto INOVA/CITESC – Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, atendeu no Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 (Parque Eco Tecnológico Damha - Ecotec Damha) a marca de 4.118 atendimentos  nas sessões de tratamentos das sequelas provocadas pela COVID-19, nas áreas de fisioterapia e odontologia.
 
Em específico na área da fisioterapia, foram tratadas dores musculares e articulares diversas, sequelas relacionadas a fadiga moderada e grave, alterações respiratórias e limitantes, formigamento de membros, tonturas de natureza geral e inclusive alterações de equilíbrio. Na odontológica, os atendimentos se concentraram nos casos envolvendo a ausência parcial ou total de olfato e paladar, os relacionados com zumbidos nos ouvidos, paralisia facial e seus efeitos.
 
A equipe de pesquisadores do CEPOF – INCT – IFSC – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, teve dedicação contínua e diferenciada nos casos estudados e tratados, com resultados  positivos  acima da média para proposta desta natureza, ou seja,  os tratamentos das sequelas provocadas pela COVID-19.
 
Com técnicas contidas em resultados das pesquisas aplicadas, e publicações científicas na área, somadas a alta tecnologia nos equipamentos usados nos tratamentos, a exemplo dos equipamentos da empresa são-carlense parceira: MMOptcs, os pacientes tratados multiplicam-se ao agradecer os resultados positivos , e a poderem voltar a ter qualidade de vida.     
 
Fontes: Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP; Kleber Chicrala – Jornalismo Científico – CEPOF – INCT – IFSC – USP ; Prof. Dr. Vanderlei  Salvador Bagnato – Coordenador  CEPOF – INCT – IFSC – USP  ; e Portal USP São Carlos – USP.
 
Paciente com sequelas de COVID-19 no momento do tratamento realizado pelos pesquisadores do CEPOF – INCT -IFSC – USP, onde normalmente ( pós-tratamento) recuperaram o olfato e paladar .
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias