sexta, 19 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Pesquisa é publicada com os resultados positivos para o tratamento da Fibromialgia

20 Dez 2020 - 07h28Por Kleber Chicrala
Momento da aplicação com equipamento que emite o ultrassom e o laser terapêutico de forma simultânea na mão do paciente com fibromialgia - Crédito: DivulgaçãoMomento da aplicação com equipamento que emite o ultrassom e o laser terapêutico de forma simultânea na mão do paciente com fibromialgia - Crédito: Divulgação
Estudo desenvolvido com 450 pacientes fibromiálgicos submetidos ao tratamento com equipamento que emite o ultrassom e o laser terapêutico de forma simultânea, utilizando todas as variações possíveis em aplicações na palma da mão traz resultados consideráveis para pacientes com fibromialgia. 
 
Os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica - IFSC - USP conseguiram, nesse estudo, entender porque é fundamental a aplicação desta técnica ( resultado da pesquisa) na palma da mão em pacientes com fibromialgia, resultando, com isso, uma diminuição drástica das consequências da Fibromialgia (doença ainda sem cura). “Na verdade, as mãos são os locais mais adequados para esse tratamento, tendo em consideração que é aí que existe uma maior quantidade de células receptivas em pacientes fibromiálgicos, comparativamente a quem não sofre da doença”, comenta o Dr. Antônio Aquino Jr., primeiro autor do artigo científico. Segundo o pesquisador, a palma da mão possui uma quantidade grande de terminações nervosas, possibilitando, assim, uma forma de tratamento sistêmico através do protocolo aplicado e equipamento desenvolvido no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica(CEPOF) – IFSC -USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato. Com a utilização combinada de ultrassom e laser, os pesquisadores conseguiram analisar a significativa melhora nos pacientes, principalmente na diminuição das dores e no progressivo aumento das atividades diárias.
 
“Após os dados desta pesquisa clínica, o tratamento denominado “Fotossônico” segue em constante aperfeiçoamento, visando sempre melhorar a qualidade de vida do paciente fibromiálgico. No entanto, o tratamento não substitui a medicação prescrita pelos médicos, pelo que os pacientes fibromiálgicos deverão continuar a tomar seus remédios.”, relata a pesquisadora Fernanda M. Carbinatto.
 
O artigo científico sobre o tema foi publicado em novembro último pelo Journalof Novel Physioterapies, assinado pelos pesquisadores:Antonio Eduardo de
Aquino Junior, Fernanda MansanoCarbinatto, Daniel Marques Franco, Juliana da Silva Amaral Bruno, Michelle Luise Souza Simão, Ana Carolina Fernandes, Ana Carolina Negraes Canelada, NeurivaldoAntonio Viviani Junior e Vanderlei Salvador Bagnato.
 
Fontes: Assessoria de Comunicação IFSC – USP e Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP 
 

Leia Também

Últimas Notícias