quinta, 28 de março de 2024
Saúde Emocional com Tatiana Carlino

O que é adicção?

06 Jan 2022 - 07h11Por Tatiana Carlino
Tatiana Carlino - Tatiana Carlino -
Primeiro vamos sobre o seu significado: aquilo que se apega ou se afeuçoa a algo, dedicado, devotado; dependente, submisso.  
 
Adicção é uma doença difícil de se detectar e diagnosticar, envolvendo muito mais que uso de drogas é uma situação que envolve a compulsão, tornando a pessoa refém de alguns comportamentos que resultem em consequências nocivas  Nesses casos, ela não consegue se libertar facilmente pois a adicção são atitudes patológicas de difícil domínio. 
 
As que mais causam dependência são álcool, tabaco e as drogas ilícitas, além disso temos também: compras compulsivas, pornografia, sexo, Games, alimentos, jogos de azar, entre outras. 
 
Tais adicções não são só prejudiciais aos dependentes, mas elas refletem sobre os familiares e todas as outras pessoas do círculo social. 
 
Sua origem pode ter ligações com traumas e é importante focar nos fatores que a causaram, descobrindo a natureza do problema,  compreendendo assim não só o que é adicção mas suas causas, e o mais importante "como tratá-las".
 
Estudos dizem que 33,3% é fator biológico 33,3% psicológico entre eles traumas e os outros 33,3% social (influência do meio). Ainda que, a manifestação da adicção seja peculiar em cada pessoa conhecer sua origem é primordial para um bom tratamento. Alguns pontos são importantes observar para dar início a esse tratamento são eles: desinteresse pelo trabalho ou Escola, Pequenos furtos dentro e fora de casa, falta de responsabilidade ou compromisso, negação ou dificuldades em falar. 
 
Sobre esse problema, a terapia pode ajudar a partir do momento em que o uso se torna descontrolado. Na terapia a pessoa consegue entender melhor seu problema e aprender a controlar esses usos. 
 
Ajudar alguém com esse problema exige um suporte profissional para analisar seu grau de dificuldade, resultando em mudanças de hábitos comportamentais e tratamento especializado fazendo com que essa pessoa melhore sua vida de forma segura e saudável.
tatianacarlino

Leia Também

Últimas Notícias