Menu
terça, 11 de maio de 2021
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

O Esforço para produzir e ajudar em tempos de crise

11 Abr 2021 - 08h15Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Sistema de visualização de veias para facilitar a aplicação intravenosa em hospitais desenvolvido com a empresa DUAN - Crédito: divulgaçãoSistema de visualização de veias para facilitar a aplicação intravenosa em hospitais desenvolvido com a empresa DUAN - Crédito: divulgação

Os tempos atuais não estão fáceis para ninguém. A humanidade está de joelhos perante a crise que vivemos. Famílias estão sendo desfeitas e mesmo destruídas por dificuldades econômicas, e também por fatalidades devido a COVID-19. Crianças estão sem receber educação formal, correndo risco de sofrerem de um grande espaçamento social e intelectual que poderão marcar suas existências. As empresas estão lutando para sobreviverem e pagam seus impostos de forma regular, mesmo dentro de um caos comercial sem fim. Graças a este esforço é que está sendo permitindo ao governo procurar atender a população. A crise só se agrava, e agora além de não termos hospitais suficiente, não temos medicamentos suficiente.  Muitos estão obedecendo e ficando em casa, evitando os contatos e a transmissão da doença. Muitos estão se protegendo e procurando ajudar nestes tempos de crise. Em especial nesta matéria, queremos focalizar nos grupos de pesquisa dentro das Universidades e Centros de Pesquisa.
 
Há muitos pesquisadores que direcionaram suas pesquisas para produzir novos aparelhos e novas opções para dar sustentação a situação. Em especial, o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), através de seus pesquisadores, engenheiros, estudantes, técnicos e colaboradores,estão realizando em conjunto com diversas empresas, vários dispositivos de apoio aos cuidados com a saúde, e inclusive aparelhos para apoio nos hospitais, dentre outras tecnologias e pesquisas aplicadas.
 
Cabine de UVC para descontaminação de vestuários em pessoas- desenvolvimento com empresa TIGER e sanitizadores por Ozônio da empresa NSF
 
Destacamos algumas das tecnologias e soluções científicas desenvolvidas, sendo: a)as câmaras de ozônio para descontaminação de objetos e documentos; b) oscirculadores de ar para evitar contaminação; c) os sistemas como visualizadores de veias para facilitar a pulsão nos hospitais; d)os escudos com fluxos laminares de proteção de dentistas; e)o novo sistema para tratamento de pneumonia com inalação de drogas fotossensíveis e iluminação extracorpórea.
Mas para realizar tais desenvolvimentos científicos e tecnológicos, muitos dos quais já estão disponíveis a sociedade, uma organização exemplar e técnicatem sido feita para que haja um rodizio, segurança e proteção sanitária e geral de todos que trabalham nestes projetos e pesquisas. O bom era ficar em casa, mas o desenvolvimento e compromisso com a sociedade motivam todos a trabalharem de forma incansável. A Universidade de São Paulo, não tem medido esforços para continuar a educação de seus estudantes, promover a formação de recursos humanos especializados através de sua pós-graduação. Não há dúvida que a reconstrução do que ficará após a pandemia, será tão difícil quanto a própria pandemia, e para isto profissionais competentes serão necessários. Não podemos descansar, enquanto a sociedade sofre e pode se “decompor” (desestruturar ) em diversos aspectos. Seguimos com a convicção de que ciência, tecnologia, inovação e educação serão os pilares na reconstrução e na manutenção da sociedade em um mundo pós pandemia. 
 
Fontes: Ms. Esp. Kleber J. S. Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT –IFSC –USP e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP e Coordenador do CEPOF –IFSC – USP e EMBRAPII - Unidade de São Carlos. 
 
Sistema rotativo de descontaminação desenvolvido para a empresa NSF
 
Sistemasanitizadorde ar desenvolvido com a empresa MMO
Produção de medicamentos que combatem infecções com ação da luz. Agentes microbicidas e mesmo antivirais. Projeto com empresa PDT-Pharma

kleberchi

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias