sábado, 20 de abril de 2024
Artigo Rui Sintra

O dia 13 de maio pelos caminhos de Fátima

13 Mai 2022 - 06h00Por (*) Rui Sintra
O dia 13 de maio pelos caminhos de Fátima -

A data de 13 de maio reveste-se de particular importância em Portugal, onde a grande maioria de sua população é católica, comemorando-se nesse dia a primeira das aparições de Nossa Senhora de Fátima a três humildes pastorinhos, no lugar de Cova da Iria, cidade de Fátima, em 13 de maio de 1917. De fato, esta data não só é comemorada em Portugal como em todo o mundo católico e no Brasil não é exceção. Padroeira de Portugal, Nossa Senhora de Fátima arrasta ao longo dos primeiros quinze dias que duram as celebrações, largas centenas de milhares de fiéis oriundos de todas as partes do mundo, na sua maioria portugueses, ostentando as bandeiras dos países onde estão radicados, congregando-se no enorme Santuário de Fátima. São dois os grandes destaques dessas comemorações, não só do ponto de vista religioso: são eles a “Procissão das Velas” e a “Procissão do Adeus”, dois momentos extraordinariamente tocantes.

Assista neste link à Procissão das Velas, em 2017 - https://www.youtube.com/watch?v=jX1xvH6_SUY

E um mix com a  Procissão das Velas e a Procissão do Adeus com a participação do Papa Francisco, também em 2017 - https://www.youtube.com/watch?v=VqQH5a7lEYU

Hoje, 13 de maio, a cidade de São Carlos também assinala o Dia de Nossa Senhora de Fátima, último dia das comemorações, tendo como ponto central a Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, com a Missa Solene que ocorrerá às 19h00 a entronização e benção da nova imagem de Nossa Senhora de Fátima trazida especialmente do Santuário de Fátima pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (USP São Carlos). Na circunstância, representantes da comunidade portuguesa e de luso-descendentes radicados na cidade, por intermédio da Casa de Portugal de São Carlos, transportarão a Bandeira Nacional de Portugal para ser igualmente benzida. Após a Missa Solene realiza-se a Procissão com a Imagem de Portugal, que percorrerá as ruas da Paróquia.

O autor é jornalista profissional / correspondente para a Europa pela GNS Press Association  / EUCJ - European Chamber of Journalists / European News Agency) - MTB 66181/SP.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

 

Leia Também

Últimas Notícias