Menu
quarta, 08 de dezembro de 2021
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

No dia 16 de outubro comemoramos o dia da Ciência e da Tecnologia

24 Out 2021 - 10h47Por Kleber Chicrala
Prof. Dr. Vanderlei S. Bagnato - Crédito: divulgaçãoProf. Dr. Vanderlei S. Bagnato - Crédito: divulgação
A história da ciência, estuda também o Homem e suas descobertas e invenções, e a cada dia uma nova idéia ou “tecnologia“ super interessantes  nos leva a imaginar que a ciência vem “inventando coisas” desde a idade da pedra. Onde nos dias atuais os “pesquisadores/inventores”, criam novas tecnologias e ajudam a solucionar problemas graves e ameaçadores para todos os seres vivos do planeta, dentre eles o Homem. 
 
Das invenções do Homem, que criaram armadas e ferramentas com pedras lascadas, até com o aproveitamento de ossos de animais, e materiais diversos usados na caça e na defesa, inclusive para a própria sobrevivência, até chegar a coberta do fogo e as suas formas de utilização. 
 
Os anos se passaram e a inovação continuou a acontecer, indo até mesmo com descobertas dos segredos e utilização das ervas medicinais, dentre outros, chegando a roda e suas facilidades. As alavancas para remoção de pesos e pedras, somado a criação de novos objetos, inclusive a domesticação de animais, como o cavalo, facilitariam muita coisa, inclusive o deslocamento e a forma na produção de alimentos.
 
Lembremo-nos da chegada do rádio, onde como radialista e jornalista, até hoje sou fascinado por esse meio de comunicação, onde podemos fazer da comunicação um forte elemento de transformação social e humanitária. 
 
Temos os exemplos de grandes inventores, a exemplo de Alberto Santos Dumont, com seus balões dirigíveis e o 14-bis, e dos médicos Osvaldo Cruz e Vital Brazil. E também nos dias atuais os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – Instituto de Física de São Carlos – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, utilizam a Luz como fonte de pesquisa e aplicação em novas tecnologias, a exemplo das tecnologias e novos equipamentos no tratamento do câncer e outras doenças, e atualmente no combate ao Covid – 19 e suas variantes, e nos estudos envolvendo átomos e moléculas ( Condensação de Bose-Einstein  ) 
 
Dados de distribuição de velocidade confirmando a descoberta de um novo estado da matéria, o Condensado de Bose-Einstein, a partir de um gás de Rubídio
 
A Ciência e Tecnologia, tem no dia 16 de Outubro o seu dia, tendo como um dos objetivos lembrar sua importância  e valorizar os profissionais da área, e os pesquisadores e técnicos e professores universitários.                                     
 
Podemos definir com Ciência como um sistema de conhecimentos formulados metódica e racionalmente, obtidas e testadas através do método científico, ou seja, adquiridos por observação, identificação, pesquisa e explicação de fenômenos e fatos.
 
E a tecnologia como (do grego τεχνη — “ofício” e λογια — “estudo”) um termo que envolve o conhecimento específico de uma determinada área, sendo um estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios da atividade humana. Ambas sempre estiveram muito próximas, pois a ciência analisa a natureza utilizando o método científico, enquanto a tecnologia, aplica o conhecimento científico para conseguir um resultado prático. 
 
Destacamos a fundamental e vital importância da Ciência e da Tecnologia, exemplificando com descobertas científicas que mudaram o rumo da Humanidade, sendo: 
 
Laser: Laser é uma sigla inglesa que, traduzida, significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. Foi esse dispositivo, sem o qual hoje já não poderíamos viver, que o físico norte-americano Theodore Maiman inventou em 1960. O primeiro véu da descoberta foi levantado por Albert Einstein em 1916, a partir das leis do nobel Max Planck, pai da física quântica e autor do segundo teorema fundamental da teoria mecânica do calor. Também podemos citar exemplos de algumas outras invenções que mudaram o mundo e a nossa vida, sendo: a bússola ( 300 e 200 a.C.); o papel (100 a.C.); a pólvora( no século IX), a eletricidade  (Egito Antigo e na Grécia Antiga e  Benjamin Franklin, no século XVIII; e a lâmpada elétrica no século XIX); o motor a vapor( 1736 e 1775 por James Watt); a vacinação (a contra a varíola foi criada por Edward Jenner em 1796); o telefone( por Alexander Graham Bell em 1876); a penicilina (Antibiótico)( por Alexander Fleming em 1928); a fissão nuclear; a Internet; e tantas outras nos dias mais atuais. 
Imagine um Mundo sem Ciência, Tecnologia e Inovação ? O que seria de nós seres Humanos ? E do planeta Terra ? 
 
   Fonte: LiveScience      
 
Temos que considerar que o desenvolvimento econômico e social de uma Nação sempre passou e passará pelas descobertas científicas: Dê “ uma olha na história “ ! Procure entender o que já fizemos, e refletir o que temos para fazer. E assim poderemos continuar a pensar em ter e manter a desejada “qualidade de vida”. A própria vida neste Planeta, que tanto amamos, precisa dela.  Com o slogan :  “Ciência Já e Sempre “, terminamos essa matéria como um ato de reflexão e de defesa da Ciência hoje e para sempre. 
 
Fontes: Kleber Jorge Savio Chicrala – Coordenação de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC –USP , e  https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/10-grandes-descobertas-cientificas-na-historia , e Assessoria de Comunicação IFSC – USP e site IFSC – USP, e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do IFSC –USP e Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP. 
 
kleberchi
Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias