quinta, 25 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Necessidades de criação da Engenharia Biomédica no Campus USP – São Carlos é urgente

21 Mar 2021 - 09h26Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Sistema de tratamento de câncer por ação fotodinâmica: uma iniciativa da USP-São Carlos - Crédito: divulgaçãoSistema de tratamento de câncer por ação fotodinâmica: uma iniciativa da USP-São Carlos - Crédito: divulgação
Tubo endotraqueal com descontaminação , evitando as infeções em pacientes intubados : Contribuição da USP-São Carlos Fontes: Kleber J. S. Chicrala Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF INCT IFSC USP e a Coordenação do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica IFSC - USP
Todos sabem a relevância Nacional e Internacional que a USP de São Carlos tem no desenvolvimento de tecnologias para a saúde.  As diversas unidades de nosso campus: IFSC, EESC, ICMC, IQSC e IAU, todos tem em seus corpos de pesquisa parte pequena ou grande voltada para técnicas terapêuticas, sensores, diagnósticos ou mesmo logística para melhoria da saúde. Apesar de tal capacidade, ainda não se tem um curso que promova e otimize a união destas iniciativas, fortalecendo, principalmente a formação de alunos para atendimento de nossa sociedade. Esta otimização deve vir através da formação de um curso de Engenharia Biomédica. A iniciativa já existe, e pelo esforço de diversos professores da USP, das diversas unidades, bem como com a participação de professores especialistas em áreas que complementam as já existentes. Através de uma iniciativa Inter-unidades, compondo a Física,
 
Química, Engenharia e Matemática, espera-se ter em muito breve o primeiro curso de Engenharia Biomédica da USP, e localizado em São Carlo.
Além de representar uma inovação no âmbito da formação dos estudantes, a Engenharia Biomédica é extremamente necessária no momento. Segundo um dos participantes da iniciativa para a formação urgente do curso de Engenharia Biomédica em São Carlos, explicou que após este longo período de crise ( estimado a atingir dois anos), o que não faltara é necessidade de tratar e manter as pessoas que ficaram doentes, seja com sequelas ou mesmo devido às inúmeras doenças que tiveram que ser deixadas em segunda plano em vista do inimigo principal, a COVID-19. Neste senário, não apenas profissionais de saúde serão necessários, como também tecnologias, que são o foco da Engenharia biomédica.
 
Em recente análise feita, o Brasil precisa urgentemente desenvolver suas empresas nas áreas da saúde. Somos grandes importadores destes bens, e isto está criando uma dependência tremenda e colocando nossa sociedade em risco. Até cerca de uma década, éramos exportadores de equipamentos na área de odontologia, hoje somos importadores, significando que compramos do exterior mais que vendemos. Apesar de muita tecnologia nesta área ter sido desenvolvida, ou proposta, no Brasil, são hoje fabricadas no exterior e vendidas a nós mesmo.
 
A criação do Curso de Engenharia Biomédica da USP – São Carlos, através de uma ação Inter unidades, não vai apenas promover o ambiente unido e otimizado para auxiliar na saúde, ele vai também reunir jovens empreendedores e inovadores, que deverão desenvolver seus projetos e começar empreendimentos que deverão de fato fortalecer nosso parque industrial, que de fato disponibiliza para nossa sociedade os bens e soluções para a saúde.
Os planos é que o curso de Engenharia Biomédica da USP-São Carlos, atue em Biomateriais, Instrumentação para a saúde, biomecânica e Inovações digitais para a saúde. Além de ser um curso moderno, com parcerias internacionais, pretende-se formar líderes que transformarão o atual estado de dependência do país.
 
Enquanto os professores dos diversos Institutos da USP-São Carlos se empenham nesta direção, a sociedade solicita que isto seja feito com urgência. Além disto, os jovens de São Carlos e região devem ficar atentos as novas oportunidades profissionais que tal curso deverá trazer. 
Não temos muito tempo e acreditamos em nossos profissionais. Precisamos urgentemente de tecnologias de saúde “ Made in Brazil”, e a USP-São Carlos é uma das instituições chaves nesta tarefa.  Todos esperamos ansiosos para o início disto tudo.
 
kleberchi
 
 

Leia Também

Últimas Notícias