quinta, 28 de março de 2024
Seja Mais

Livre-se de uma má primeira impressão

30 Jul 2019 - 07h23Por (*) Ju Ferraz
Livre-se de uma má primeira impressão -

Você já parou para prestar atenção na primeira impressão que você tem quando visualiza a outra pessoa?

Querendo ou não, o primeiro contato que uma pessoa tem com a outra, sempre causará uma impressão, seja boa ou ruim.

Pesquisas apontam que 55% da primeira impressão que as pessoas têm em relação a você está relacionado a sua aparência, 38% a seu tom de voz e apenas 7% ao que você realmente diz. Seu cérebro leva 30 segundos para analisar a pessoa que você acabou de conhecer e formar uma primeira impressão.

Aí surge a famosa frase “A primeira impressão é a que fica”. Porém, se a primeira impressão que você teve de alguém foi ruim, esta pode ser mudada a qualquer momento, basta você ter discernimento diante de suas atitudes, agindo com empatia, para entender qual a razão que levou você a ter a má primeira impressão e como você pode fazer para revertê-la.

Para que você consiga analisar os fatos com clareza, é preciso, antes de tudo, você viver o autoconhecimento, pois se você trabalha constantemente o desenvolvimento do seu autoconhecimento, com certeza, você irá facilmente entender as razões desta má primeira intenção, aprender com a situação e revertê-la.

Agora se você não se interessa pelo seu desenvolvimento e acha muito difícil sair da zona de conforto em que vive agora, será muito mais penoso conseguir reverter este quadro. Com isso, você pode perder oportunidades incríveis de trabalho, relacionamentos amorosos, entre outros; apenas por ter uma impressão equivocada de alguém e não saber como lidar com isso.

Uma dica preciosa que você pode usar para que possa conseguir reverter uma má primeira impressão, você trabalhando seu autoconhecimento ou ainda não, é observar o que causou a má impressão que teve da outra pessoa e desculpar-se com a pessoa assim que possível, admitindo seu erro. Pois, na maioria dos casos, usamos de estereótipos para rotular as pessoas que vemos ou que acabamos de conhecer, e isso, pode ser um grande erro, que cabe a nós darmos o primeiro passo para repará-lo.

Desenvolvendo seu autoconhecimento você conseguirá aprender muito com suas falhas e expandir sua mente para as novas possibilidades e oportunidades riquíssimas na sua vida profissional, amorosa e pessoal. Faça o teste!

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é Palestrante Motivacional, Escritora, Professora, Facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. 

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias