quinta, 18 de abril de 2024
Seja Mais

Livre-se da carência afetiva

05 Mar 2019 - 07h37Por (*) Ju Ferraz
Livre-se da carência afetiva -

Você tem dificuldade em ficar sozinho(a)? Sempre busca companhia e aprovação das outras pessoas quando precisa tomar uma decisão?

Uma pessoa que sofre carência afetiva sente uma dependência emocional extrema por outra pessoa, para conseguir se sentir bem, feliz, amada ou tomar decisões.

A carência afetiva pode ser desenvolvida por alguns fatores, podendo ocorrer desde a infância e continuar enquanto adulto. Pode acontecer por um enfraquecimento dos laços familiares, por rejeição, abandono, traumas, ausência de pai ou mãe, entre outros fatores.

Alguns sintomas da carência afetiva são: ciúmes desmedidos com controle sobre a outra pessoa; necessidade de atenção constante e doentia com hábito de se fazer de vítima para que a outra pessoa se comova; dependência emocional; medo e fobias sem sentidos; falta de objetivos pessoais; ter sentimento de inferioridade e sempre se comparar com as outras pessoas;

Você se identificou com alguns desses sintomas?

Se sim, como pode fazer para dar um primeiro passo para se livrar da carência afetiva?

Para que possa iniciar um novo hábito mental e consiga se livrar da carência afetiva que identificou, é importante que você busque o autoconhecimento, pois ele ajuda você a entender quais são suas forças e limitações e como fazer para usá-las a seu favor.

Com o autoconhecimento você aprenderá a se reconhecer, a se amar mais, a entender que cada um tem sua vida e cada um precisa de sua liberdade para lidar com seus próprios desafios, você saberá quais são seus objetivos, respeitará a si mesmo e ao próximo, entre outros e importantíssimos aprendizados.

O que te impede de ser mais autoconfiante hoje?

O que te impede de olhar mais para dentro de si mesmo e se fortalecer sendo um agente transformador positivo na sua vida e na vida das pessoas que você ama e convive?

Qual tema sobre o desenvolvimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Mande seu recado (sempre com uma foto) para o email faleconosco@saocarlosagora.com.br ou pelo WhatsApp 16 99633-6030.

Leia Também

Últimas Notícias