sábado, 20 de abril de 2024
Saiba tudo em 2 minutos com Bruno Zancheta

Janeiro é o mês da esperança. Quais são as suas para este ano?

08 Jan 2020 - 08h07Por Bruno Zancheta
Janeiro é o mês da esperança. Quais são as suas para este ano? -

Escrevo com alegria meu primeiro artigo em 2020. Obrigado a todos vocês pelo carinho de sempre. Tenho a certeza que faremos a diferença juntos novamente neste ano. 

Cada mês do ano tem sua particularidade, o primeiro deles, apesar dos pesados impostos e taxas que nos são impingidos, concede aos que labutam, o merecido período de férias, Janeiro pode ser também definido com uma palavra abrangente pela esmagadora maioria de todos nós: esperança. 

Esperança, em suma, é um substantivo feminino que significa esperar, não passivamente, mas algo que se quer ou se deseja de forma intensa. Uma energia a ser acrescentada aos nossos sonhos! Esperança assim entendida, nada mais é que um sentimento de confiança sobre uma expectativa positiva criada por nós sobre algo ou alguém, uma premiação do nosso otimismo! 

 A esperança está presente nos escritos bíblicos e de acordo com a Bíblia, a esperança é uma das três virtudes teologais. Faço questão de trazer para os nossos dias atuais a seguinte citação: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor: 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." Jeremias 29:11. 

Em 2020 nossa esperança é a de que a situação financeira e de nosso país irá melhorar, esperança de que consigamos ou nos mantenhamos num emprego, que compremos nossa casa própria, aquele carro dos sonhos, que realizaremos o sonho de entrarmos na faculdade, uma nova carreira, uma viagem ou um casamento. Cada um tem sua prioridade e carrega consigo suas esperanças, suas metas e seus objetivos para o ano, que se inicia e mais, temos fé que tudo isto irá acontecer.  

Durante os 366 dias deste ano bissexto que acabamos de dar a largada, há que se considerar o fato de que para que tudo isto aconteça se faz indispensável uma atuação segundo uma simples palavra básica de apenas quatro letras: ação. A ação, fruto das nossas decisões inteligentes, será o diferencial, pois ação com esperança moverá montanhas.  Ação quando tomar uma atitude (por mais dolorosa que seja). Ação quando precisarmos de uma mudança 360 graus em nossa vida, repensá-la e termos a coragem de fazê-la. 

Chegou a hora e o momento de sermos protagonistas de nossa própria história e nada melhor que um novo recomeço, revigorado para este mês de Janeiro para reerguermos nossas forças. Sabe aquele sonho que parece inalcançável? Pois é, para que ele se realize com sucesso, depende de sua ação. Sabemos que não é suficiente querer, é preciso agir, ter esperança em um futuro melhor e positividade todos os dias. Fé, foco e força representam uma síntese do sucesso!  

 Com o início de uma nova jornada, somos postos à prova para tomar uma dose de novos encorajamentos e serão eles que conduzirão nosso ano. Quais serão os seus? O que você desejar tomar? Fé, esperança, amor, prosperidade, saúde, perseverança? Tudo isto junto? Como se pode ver, muito, muito mesmo, depende exclusivamente de nós mesmos! E isso nos condiciona ao fato de que é preciso renovarmos a esperança a cada dia. Já renovou a sua hoje?

 

* O autor é Cientista Político, Cientista Social e Antropólogo pela UFSCar -Universidade Federal de São Carlos. Graduando em História pela UNIP -Universidade Paulista, Assessor Parlamentar e apaixonado pela vida. É colunista dos sites: São Carlos Agora, Sucesso São Carlos, Região em Destake, São Carlos Dia e Noite e da Revista Ponto Jovem. Idealizador e Coordenador da Ação Social “Unidos Somos Fortes”. 

                 

Leia Também

Últimas Notícias