terça, 23 de abril de 2024
Colunistas

Finalmente vai começar o Brasileirão 2015! Confira os palpites!

08 Mai 2015 - 17h11Por Leonardo Cantarelli/Colunista
0 - 0 -

Neste sábado, finalmente começa o Campeonato Brasileiro! Um bom produto que ainda  não é bem trabalhado.

O torneio mais importante do País começa após decisões de estaduais e com jogos de Libertadores e Copa do Brasil. Com times focados em outras competições e muitos deixando de lado as primeiras rodadas.

Um exemplo é no domingo, onde teremos Cruzeiro e Corinthians, em Cuibá/MT. Mineiros e paulistas estarão focados na Libertadores e mandarão times reservas para o Mato Grosso. Perde 80 % da graça da peleja. Se fosse realizada no início da temporada, ao invés dos estaduais, a partida certamente teria outra pegada. Isso é problema de calendário brasileiro, que resolve fazer politicagem com todos e ferra com todos ao mesmo tempo.

Mas enfim...

O grande chamativo desta edição será a presença de quatro clubes catarinenses na disputa. Até 15, 20 anos a única equipe de Santa Catarina que estava inserida na elite do futebol nacional era o Criciúma. Hoje, temos os times de Florianópolis, mais Chapecoense e Joinville.

O lado bom dos clubes de SC é que o interior ignora os clubes da capital e isso fortalece mais o laço do time com a população local! O ruim é que essas equipes não devem aspirar nada mais que escapar do rebaixamento.

Destaque maior para o Joinville vem de um título de Série B de Brasileiro e além de ser um clube bem estruturado, tem como técnico Hemerson Maria, que vem fazendo bom trabalho naquele estado e tem agora a chance de mostrar para todo o Brasil o seu potencial.

Agora  indo para o Rio Grande do Sul acredito que o Internacional entra como favorito ao título. O Colorado tem possivelmente o melhor elenco do Brasil e o trabalho de Diego Aguirre vem dando resultado. É uma equipe forte principalmente no meio-campo. Destaque para o meia Valdívia que vem tendo um ano espetacular. Ainda tem o volante Rodrigo Dourado e o atacante Sasha. Dois bons jovens talentos. Dentre os veteranos, destaque para Alex, Nilmar e Lisandro Lopes.

Já o Grêmio, tem um elenco mediano para um Brasileiro e deve ficar pelo meio da tabela. Os destaques são o goleiro Marcelo Grohe e o meia Giuliano.

No Paraná, Atlético/PR e Coritiba deverão lutar contra o descenso. O Coxa Branca perdeu o meia Alex, que ajudou e muito a manter o time na elite do futebol nacional. Com um plantel fraco, o objetivo fica mais difícil.

No Rio de Janeiro, não vejo muita expectativa em Flamengo, Fluminense e Vasco. Rubro-Negros e Tricolores apareceram mais na mídia pelas brigas fora de campo (independente se estejam certos ou não) do que em campo. Os comandados de Luxemburgo não tem nenhum jogador acima da média, como outros clubes.  Já o time das Laranjeiras apesar de não ter mais a Unimed, ainda conta com medalhões Diego Cavalieri e Fred  e há jovens promessas como Kennedy e Gerson que podem vingar nesta competição. Ainda contrataram o veterano Magno Alves ( não entendi essa). Acho que esses ajudarão a mantê-los na Série A.

Já o Vasco, creio que luta mesmo contra o rebaixamento. O título carioca foi enganoso. Um campeonato polêmico, onde teve vários pênaltis inexistentes para o time de São Januário e na minha opinião, tira toda a credibilidade da conquista. Não vejo futuro na equipe de Eurico Miranda.

Em Minas Gerais, ambos clubes entram na briga pelo título. A Raposa, que infelizmente não tem mais a base bicampeã, ainda conta com um bom elenco e pode sim ter uma boa arrancada para o tetracampeonato, o terceiro consecutivo (não levo em conta as unificações). Damião voltou a fazer gols e o meia De Arrascaeta foi o grande achado do clube celeste!

 O Galo conta com um bom time também e pode finalmente sair do jejum de 44 anos sem o título mais importante do País. Gosto muito do atacante Lucas Pratto, o grande achado do Alvinegro.

Agora falando dos  queridos times do nosso estado, acho que só o Corinthians começa como favorito ao título. Mesmo tendo uma atuação desastrosa contra o Guarani-PAR, o Timão segue sendo a equipe mais entrosada e com um bom padrão de jogo. É um dos poucos times do Brasil que não apela para os cruzamentos e chutões para a área. Trabalha bem no meio-campo.

O Santos mesclando juventude com experiência inicia buscando uma vaga na Libertadores. Seus grandes destaques são Geuvânio, grande jóia da base e o veterano Ricardo Oliveira, melhor jogador do Paulista.

O Palmeiras vem tendo um bom trabalho sob o comando de Oswaldo Oliveira e a torcida vem apoiando a equipe e lotando o Allianz Parque.  Luta por G-4, a princípio.

O São Paulo é um clube com vários bons jogadores, mas que ainda não deu liga. Ainda depende muito de Michel Bastos e Centurion. Os outros oscilam demais. Quando acabar a Libertadores, Rogério Ceni se aposenta e quem o substitui? Não há ninguém pronto para o seu lugar. E isso no meio do Brasileiro.

A Macaca conta com a boa base que foi vice-campeão nacional e só não foi à semifinal do Paulista por conta de um gol polêmico sofrido diante do Corinthians. Era jogo único ainda. Se tudo ocorrer bem, não briga contra o rebaixamento.

Por fim, lamento que apenas um time do Nordeste jogue o Brasileirão. O Sport. Um lugar onde as torcidas são fanáticas e apoiam seus clubes. Vide a Copa Nordeste. E no Centro-Oeste teremos só o Goiás. Não vejo nada ambicioso para ambos.

Palpites:

Briga pelo título: Atlético/MG, Cruzeiro, Corinthians e Internacional

Sonhar com Libertadores: Palmeiras, Santos e São Paulo

Nem lá, nem cá: Grêmio,Flamengo, Fluminense, Goiás, Joinville e Ponte Preta.

Na luta contra o descenso: Avaí, Chapecoense, Figueirense, Atlético/PR, Coritiba, Sport e Vasco.

Obs: Lembrando que o Campeonato tem 38 rodadas e até 6 de dezembro muita coisa pode acontecer. Mudanças bruscas de elenco, por conta da janela de transferências europeias, trocas de técnicos e times privilegiando um Mundial de Clubes ou a Copa Sul-Americana e deixando o Brasileiro de lado. Os palpites são baseados no momento atual dos 20 clubes.

O texto acima é de responsabilidade do colunista e não necessariamente expressa a opinião do portal São Carlos Agora.                                                   

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/top_cantarelli.jpg

Leia Também

Últimas Notícias