sexta, 19 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Exposição de Ciência e Tecnologia “A vida: do visível ao invisível” no Museu da Ciência “ Prof. Mario Tolentino”

30 Mai 2021 - 09h52Por Kleber Chicrala
Exposição de Ciência e Tecnologia “A vida: do visível ao invisível” no Museu da Ciência “ Prof. Mario Tolentino” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) – Instituto de Física de São Carlos – USP, mesmo com os desafios promovidos pela pandemia – Covid 19,  continua com suas atividades de Difusão de Ciências, por meio de várias atividades, ou seja: Clubes de Ciências, Atividades com kits educacionais, Aulas e palestras nas escolas públicas, Lives pelo canal CEPOF, e atividades televisivas pela TV: entrevistas e programas novos de  TV, a exemplo dos programas intitulados: “ Ciência na Catedral ” , e o que destaca as notícias da revista pesquisa FAEPSP, além das vinhetas educativas de  rádio e conteúdos disponibilizados pela  internet.
 
Neste momento, os membros no CEPOF – INCT -  IFSC – USP  iniciam mais uma importante e inovadora ação: uma série de exposições científicas a serem exibidas no Museu daCiência“ Prof. Mario Tolentino” em São Carlos(SP), inclusive inovando e ampliando as áreas de exposição do museu de forma atrativa e interessante. A primeira exposição de Ciência e Tecnologia, nominada “A vida: do visível ao invisível” discorrerá sobre aspectos diversos da vida na Terra, abordando temas fascinantes, desde o nascimento do Universo até as tecnologias mais recentes envolvendo as vacinas. Os visitantes poderão verificar painéis sobre átomos, tabela periódica, moléculas, células animais e vegetais, células tronco, genoma, corpo humano, história das vacinas e aspectos sobre a Covid-19. E a grande novidade será a exibição de estruturas microscópicas de microrganismos e de tecidos de plantas e animais em vários microscópios.  Destacando que  haverá estudantes de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, do IFSC/USP monitorando as visitações, além da presença dos professores e pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos – CEPOF – USP, e membros da Grupo de Óptica – IFSC – USP que contribuirão para a desenvolvimento desta proposta educativa e de difusão científica.  
 
A visitação será inicialmente virtual. O início das visitações presenciais dependerá das determinações da Prefeitura Municipal de São Carlos e dos decretos que regulamentam as ações de controle e combate a pandemia, e assim deverá seguir os protocolos de combate à Covid-19, a exemplo:  número adequado de visitantes, distanciamento eprotocolos de higienização, dentre outros.
 
Além da Exposição Vida, os visitantes poderão também visitar o espaço de paleontologia que apresenta um esqueleto completo de dinossauro, além de fósseis diversos. Poderão entreter-se e aprender, ainda, em aparelhos que trazem experimentos interativos sobre aspectos diversos da Física. Após a exibição no Museu, a exposição percorrerá as escolas da cidade de São Carlos e região.
 
A exposição idealizada pelo Prof. Vanderlei SalvadorBagnato, Diretor do Instituto de Física de São Carlos USP e coordenador do CEPOF, conta com importantes parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria de Ensino Região de São Carlos, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e com o Espaço Interativo de Ciências (EIC-CIBFar), e a Direção do Museu. Os futuros  agendamentos das visitações presenciais será realizado pela direção do museu, dentro das possibilidades futuras e regras sanitárias pertinentes.
 
  Em recente entrevista para o canal de TV – USP – CEPOF, o Prof. Bagnato destacou ao jornalista Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP, a importância dos museus no mundo, e em especial o museu da ciência “ Mario Tolentino “ de São Carlos, e os trabalhos nele realizado pela equipe de difusão do CEPOF – IFSC –USP, lembrando as parcerias com a  Secretaria Municipal de Educação do Município de São Carlos, Prefeitura Municipal, Diretoria de Ensino Região de São Carlos, CDCC – USP, dentre outros importantes colaboradores. Sendo que esta entrevista irá ao ar em breve pelo canal 10 da Net São Carlos, bem como pela internet e site do CEPOF.
 
Segundo informações dos organizadores, em breve os professores, alunos e a população geral poderão usufruir de todas essas exposições, despertando nos alunos e nos interessados o valor pela ciência e educação.
 
Fontes: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato–Diretor do IFSC - CEPOF - USP; Equipe de difusão científica do CEPOF – IFSC – USP ; Coordenadoria de Difusão do CEPOF – INCT - IFSC – USP e  Jornalismo Científico do CEPOF – INCT - IFSC – USP
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias