sexta, 19 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Exposição “A vida: do visível ao invisível” no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino será em breve inaugurada

Projeto faz parte da parceria educativa do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – INCT- IFSC– USP e a prefeitura municipal de São Carlos

20 Jun 2021 - 08h00Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Museu Prof. Mario Tolentino - Crédito: divulgaçãoMuseu Prof. Mario Tolentino - Crédito: divulgação
 
Com temas variados e atrativos as exposições temáticas criadas e produzidas pelo Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – IFSC - USP irão ser expostas em breve para o público em geral, professores e alunos de escolas públicas e particulares, de forma presencial e futura (respeitando as regras sanitárias e decretos). Sendo que inicialmente ocorrerão de forma virtual e a distância, onde os materiais, painéis e equipamentos/objetos já estarão disponíveis no Museu da Ciência “Prof. Mario Tolentino” em São Carlos(SP), procurando proporcionar o ensino da ciência, tecnologia e educação em geral para o máximo de pessoas possíveis.
 
Um trabalho dedicado da equipe de difusão científica e técnicos do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos , e da gerência do Museu da Ciência Prof. Paulo Roberto Milanez, a qual fará o agendamento e o acompanhamento de escolas e grupos para visitações futuras.  Lembrando que a Secretaria de Educação, tendo como secretária a ProfaDra Wanda A. M. Hoffmann , mantém tradicionalmente as atividades do museu na cidade de São Carlos (SP).  
 
A Exposição inicial no Museu da Ciência está prevista para acontecer futuramente(data a ser marcada), e as informações para visitação e agendamentos poderão ser feita diretamente na secretaria do Museu pelo telefone (16) 33076903. 
 
Podemos e devemos acreditar que a difusão científica pode e deve desempenhar um papel importante na área da educação, através inclusive de exposições temáticas que irão abordar temas diversos de ciência, e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos de uma forma dinâmica e criativa. 
 
Com um grande potencial mobilizador e motivador a proposta destasexposições, a serem realizadas pelo CEPOF –IFSC –USP em parceria com o poder público, e instituições diversas, tendo como exemplo as Secretarias Municipais da Prefeitura de São Carlos, e a Diretoria de Ensino - Região de São Carlos ,contribuemdiretamente para o ensino neste momento de pandemia, e de forma pró-ativa cria um modelo a ser seguido neste momento de transformações no ensino. 
 
Sejam bem vindos astemáticasExposições Educativas de Ciência e Tecnologia (Acesse e Compartilhe):
 
Pesquisador responsável CEPOF – IFSC – USP:Prof.Dr Vanderlei Salvador Bagnato
Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento:Prof.Dr Euclydes Marega Júnior
Coordenador de Transferência de Tecnologia:Prof.Dr Jarbas Caiado de Castro Neto
 
 
Fontes:  Ms. Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e a Coordenação do CEPOF – INCT – IFSC – USP 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias