quarta, 24 de abril de 2024
Direito Imobiliário

Excesso de ruído ou barulho produzido por prédios vizinhos

07 Mai 2021 - 16h54Por Carlos Eduardo Alves Lazzarin
Excesso de ruído ou barulho produzido por prédios vizinhos -

Leia-se prédio como todo e qualquer tipo de imóvel.

Problema comum no dia a dia da maioria da população é a perturbação do sossego ocasionado pela produção excessiva de ruídos ou barulhos provenientes do ambiente externo da sua residência.

Existem normas técnicas e legislação que delimitam a produção de ruído, além disso deve-se levar em consideração a lei de zoneamento urbano. Zonas urbanas residenciais implicam em produção de ruído menor que nas Zonas urbanas mistas onde são considerados neste caso, zona residencial e comercial, porém, em qualquer dos casos existe limites.

A Norma de desempenho NBR 10.151 serve para nortear e delimitar os parâmetros de produção de ruído.

E ainda o Código Civil, Lei 10.406/2002 no artigo 1.277 prevê que:“O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”

A produção de ruídos acima do limite permitidogera prejuízos à saúde e bem-estar do morador, e que se vê frustradono descanso ou mesmo em tempos de COVID-19 gera prejuízos no trabalho home office.

A Lei é caráter proibitivo, ou seja, Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança”.

A proibição de barulho ou ruído excessivo aplica-se em todo o entorno da residência e não apenas ao tradicional “vizinho de muro”. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

rodapecarloseduardo

Leia Também

Últimas Notícias