sexta, 19 de abril de 2024
Seja Mais

Evite conclusões precipitadas

13 Ago 2019 - 07h34Por (*) Ju Ferraz
Evite conclusões precipitadas -

Quantas vezes, você tirou conclusões precipitadas sobre alguém, sem conhecer a pessoa em sua essência ou saber, minimamente, quais as reais intenções da pessoa?

Quantas vezes, você se precipitou comentando sobre algum acontecimento, sem saber o que realmente aconteceu? e quais as consequências deste tipo de atitude?

Todos nós vemos as pessoas e situações a nossa volta de acordo com nossas próprias crenças, vivências e experiências. A forma com que nós percebemos algo, não significa que realmente seja aquilo que estamos vendo naquele momento, tudo precisa ser minuciosamente analisado antes de tirarmos alguma conclusão a respeito.

Não é uma tarefa tão fácil, mas é possível quando praticamos. Começando por nós mesmos, pelo nosso autoconhecimento, entendendo quem somos, podemos entender quais são nossas limitações, nossas forças, nossos medos, nossas angústias, nossos reais valores, nossos talentos e tudo que nos ajudará a ver a outra pessoa como parte de nós mesmos rumo ao crescimento mútuo.

O que vemos na atitude da outra pessoa e gostamos, nos diz o quanto aquilo se assemelha com algo que somos e que gostamos de ser; já, quando notamos na ação da outra pessoa, algo que não nos agrada, significa que aquilo que vemos naquele momento é algo que precisamos melhorar em nós mesmos de alguma forma, é como uma projeção do que precisamos melhorar em nós, por esta razão desprezamos isto na outra pessoa. Isto mesmo, nós sempre olhamos para a outra pessoa, projetando algo nosso, de nossa própria essência.

Tirar conclusões precipitadas, nos faz perder oportunidades e nos impede de conhecer pessoas incríveis, pelo simples fato não encararmos o novo de frente, pelo medo de se abrir às novas possibilidades.

Quantas oportunidades, seja de relacionamentos ou profissionais você já perdeu por tirar conclusões precipitadas?

O que você faz hoje para mudar essa situação e começar a viver o melhor que a vida tem a oferecer?

Quais atitudes você tomará a partir de hoje para encarar os desafios como aprendizado constante?

A vida pode ser leve, mas também, pode ser penosa e doente se você não tiver a atitude de querer melhorar, de querer superar o medo da mudança e agir para aprender todos os dias com as dificuldades.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é Palestrante Motivacional, Escritora, Professora, Facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br  

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias