terça, 23 de abril de 2024
Seja Mais

Escolhas e o autoconhecimento

07 Ago 2018 - 07h00Por (*) Ju Ferraz
Escolhas e o autoconhecimento -

Você já se pegou no seu dia se perguntando o que fazer? como fazer? onde errei? para que lado devo ir?

Como certeza você já deve ter vivido momentos assim ou está passando por isso agora mesmo. Seja qual for o momento que está vivendo hoje, este momento se dá a uma ou várias escolhas que você fez lá atrás e hoje você está vivendo as consequências de suas escolhas, e se você não estiver disposto a tomar a atitude de mudar a forma de agir e seguir por outro caminho, tudo isso continuará se repetindo e tendo sempre as mesmas consequências, senão até piores.

Mas como fazer escolhas mais corretas possíveis?

Antes disso, precisamos entender que poucas das escolhas que fazemos são feitas de forma conscientes (sabemos que estamos fazendo), mas a maioria delas são totalmente inconscientes (feito no automático, sem percebemos que a fizemos).

Por isso, precisamos ficar atentos a quais atitudes tomamos durante o dia, precisamos entender para onde queremos realmente ir, o que nós queremos viver, entender quais são nossas forças e fraquezas para que não cometamos os mesmos erros, as mesmas falhas.

É preciso buscar sempre nosso crescimento pessoal, fazer um exame de consciência para o aprimoramento, pois mesmo que algumas pessoas possam achar que são vítimas da situação, elas não são. Todos nós somos responsáveis por cada escolha que fazemos, cada atitude que tomamos sem pensar “no calor do momento” e o que acontece é que cada ação traz resultados coerentes de acordo com o que foi feito e escolhido por cada um.

Somos livres para escolher o que queremos para nossa vida, mas escolher também exige responsabilidade e algumas vezes alguns sacrifícios. É necessário fazer escolhas com discernimento, antevendo sempre as possíveis consequências.

O amadurecimento de todo ser humano sempre inicia quando ele para de acusar o mundo por suas desventuras e assume a responsabilidade por sua vida e tudo que a envolve.

O autoconhecimento se apresenta como melhor caminho para sair das ilusões e conquistar o amadurecimento. Quanto mais você se conhece, mais escolhas corretas você faz e mais evoluído você se torna.

O que você está fazendo para se autoconhecer, para tomar consciência de suas forças, fraquezas, conhecer seus reais limites?

Para que isso aconteça, precisamos começar agir, ter determinação e assumir as responsabilidades por nossas escolhas, sejam elas certas ou erradas.

Inicie seu autoconhecimento e autoconsciência hoje mesmo.

Abraços e até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias