sexta, 29 de março de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

Equipamento com alta tecnologia desenvolvido pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC - USP monitora os sinais vitais em pacientes no leito hospitalar

07 Ago 2022 - 08h32Por Kleber Jorge Savio Chicrala
O Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP - EMBRAPII Unidade de São Carlos, testando o equipamento de alta tecnologia. - Crédito: Kleber Jorge Savio ChicralaO Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP - EMBRAPII Unidade de São Carlos, testando o equipamento de alta tecnologia. - Crédito: Kleber Jorge Savio Chicrala
Os pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), e do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC - USP, e a Unidade de EMBRAPII – São Carlos, coordenados pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, estão realizando os testes finais no desenvolvimento de um sistema integrado( equipamento) que irá revolucionar as práticas hospitalares para monitorar os sinais vitais de pacientes acamados em unidades de saúde.
 
Na tecnologia (equipamento) desenvolvida estão contidos vários sensores integrados a uma cama hospitalar(leito hospitalar) visando o acompanhamento do paciente a distância (online), e de forma precisa e  permanente pelos profissionais da área de saúde. Os sinais vitais do paciente chegam em tempo real para decisão rápida e precisa da equipe do hospital, caso o paciente esteja sofrendo alguma anomalia ou alteração no quadro de saúde.
 
A oximetria (níveis de oxigênio), a frequência dos batimentos cardíacos, o monitoramento e administração de soro, a movimentação do paciente na cama, os espasmos ou movimentos intensos anormais, a temperatura e níveis de suor e pressão arterial do paciente, serão monitorado pelo equipamento criado pela equipe do Prof. Bagnato ( IFSC-USP).  Quando indicado alterações indesejadas, como explicado, o sistema dispara um alarme ( sinal de alerta), dando condições dos profissionais de saúde agirem rapidamente, e com a precisão e rapidez necessária. 
 
Fontes: Kleber J. S. Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP; Rui Sintra - Assessoria de Comunicação – IFSC/USP; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP – EMBRAPII Unidade de São Carlos ; e  Dr. Antônio Eduardo de Aquino Junior – Pesquisador do CEPOF – INCT – IFSC – USP. 
 
 
Mais sobre o equipamento
 
O equipamento possuí sistema integrado para monitorar os sinais vitais de pacientes acamados em unidades hospitalares, ou seja, o monitoramento do sistema de oximetria ( níveis de oxigênio), a frequência dos batimentos cardíacos, e o monitoramento da entrega de soro, sendo que a relação da taxa de gotejamento e volume programados acionam um alarme para substituição; e ainda monitora a movimentação do paciente na cama, sendo acionado um alarmes quando são detectados espasmos ou movimentos intensos anormais, a temperatura e níveis de suor e pressão arterial do paciente, auxiliando assim os médicos, enfermeiros e profissionais da saúde no monitoramento e acompanhamento do paciente, inclusive a distância, e dando maior segurança aos assistidos (pacientes). 
 

CONVITE ESPECIAL PARA VOCÊ ,  SUA FAMÍLIA E SUA ESCOLA

ENTRADA GRATUITA

 
 
Fontes: Kleber J. S. Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP; Rui Sintra - Assessoria de Comunicação – IFSC/USP; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP – EMBRAPII Unidade de São Carlos ; e  Dr. Antônio Eduardo de Aquino Junior – Pesquisador do CEPOF – INCT – IFSC – USP. 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias