sexta, 19 de abril de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

Entrevista com o Prof .Dr. Edgar Aparecido Sanches explicando sua linha de pesquisa e a publicação realizada em parceria com o IFSC

Pesquisa contou com a supervisão do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato e participação de outros pesquisadores e Instituições de pesquisa parceiras.

14 Ago 2022 - 08h42Por Kleber Jorge Savio Chicrala
Prof .Dr. Edgar Aparecido Sanches Alternative Controlling Agent of Theobroma grandiflorum Pests: Nanoscale Surface and Fractal Analysis of Loaded Particles containing Lippia origanoides Essential Oil - Crédito: divulgaçãoProf .Dr. Edgar Aparecido Sanches Alternative Controlling Agent of Theobroma grandiflorum Pests: Nanoscale Surface and Fractal Analysis of Loaded Particles containing Lippia origanoides Essential Oil - Crédito: divulgação
O pesquisador Edgar Aparecido Sanches, explicou nesta entrevista que desde 2018 tem trabalhado junto ao Laboratório de Polímeros Nanoestruturados (NANOPOL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no desenvolvimento de biocidas alternativos e eficientes no controle de pragas de frutas Amazônicas. E continou a explicar: Essa pesquisa surgiu a partir da aprovação de um Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), intitulado “Biocida nanotecnológico de liberação controlada para o combate de ácaros e insetos de plantações de mamão, cupuaçu e abacaxi” (Edital 004/2018 – Amazonas Estratégico).
 
Desde então, todas as metas propostas neste projeto foram alcançadas com sucesso, e o resultado foi a proposição de alguns sistemas de liberação controlada constituídos de materiais biodegradáveis e óleos essenciais Amazônicos. Em especial, destacamos um dos biocidas desenvolvidos, formado por partículas poliméricas biodegradáveis e óleo essencial da espécie Lippia origanoides, conhecida no Estado do Amazonas como Erva-de-Marajó. 
Nossos estudos mostraram que o óleo essencial dessa espécie possui ação biocida bastante pronunciada. Ainda, a técnica de encapsulação permite que o óleo essencial seja protegido dentro das partículas, mantendo suas propriedades e composição química original até o momento da liberação.
Este trabalho propõe uma rota de síntese desses sistemas de partículas para encapsulação do óleo essencial da Erva-de-Marajó, além de toda a caracterização das partículas e testes de eficácia com o sistema encapsulado frente às principais pragas do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum): um besouro conhecido como broca (Conotrachelus humeropictus) e o fungo conhecido como vassoura de bruxa (Moniliophtora perniciosa). Essas pragas têm prejudicado consideravelmente o cupuaçuzeiro, uma das principais árvores frutíferas da região Norte. O controle dessas pragas tem se tornado cada vez mais difícil devido às peculiaridades dessas pragas. Além disso, até o momento não há a proposição efetiva de um sistema alternativo, biodegradável e eficaz que possa controlá-las. 
 
Em 2022, durante meu pós-doutorado no IFSC-USP, supervisionado pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato e cooperação com o Grupo de Óptica, pude concluir partes importantes dessa pesquisa, especialmente àquelas voltadas à visualização do óleo essencial dentro das partículas. Para isso, fizemos uso da Microscopia Confocal e medidas de fluorescência, mostrando que o óleo essencial se encontra uniformemente distribuído dentro das partículas, e que as mesmas, portanto, caracterizam-se como cápsulas. Essa encapsulação uniforme influencia diretamente nos mecanismos de liberação do óleo essencial, e poderá fornecer informações sobre o número de reaplicações necessárias para que o princípio ativo continue mantendo sua efetividade frente às pragas. Através de testes in vitro, mostramos que nosso sistema encapsulado resultou em 100% de mortalidade das brocas em até 48 h após a aplicação. Ainda, os testes fungicidas mostraram que o biocida inibiu o crescimento dos fungos por 7 dias. Para esses bioensaios, tivemos o apoio da EMBRAPA Amazônia Ocidental, que gentilmente nos forneceu as pragas e também foi responsável pelos ensaios fungicidas.
 
De forma geral, conseguimos propor com sucesso um sistema encapsulado baseado nos princípios ativos de um óleo essencial Amazônico, com efetividade para controlar pragas regionais de uma das principais espécies frutíferas da região Norte. No entanto, essa pesquisa continua em andamento no sentido de entendermos a influência da luz solar no processo de liberação controlada e, consequentemente, na desestabilização do sistema.
 
Fontes/autoria/participação: Prof .Dr. Edgar Aparecido Sanches - Laboratório de Polímeros Nanoestruturados (NANOPOL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – CEPOF – INCT – IFSC – USP . 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias