quarta, 24 de abril de 2024
Colunistas

Ecotoxicologia: toxicidade do herbicida Roundup (glifosato) e do acaricida omite Propargito) na biota aquática

02 Jun 2021 - 18h10Por Professora Odila Rigolin de Sá
Ecotoxicologia: toxicidade do herbicida Roundup (glifosato) e do acaricida omite Propargito) na biota aquática - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Muitos agricultores ainda consideram o uso de agrotóxicos como sendo absolutamente essencial, considerando o melhor remédio para eliminar pragas. Infelizmente, tais substâncias e demais xenobióticos produzem efeitos negativos consideráveis ao ambiente. Os agrotóxicos são geralmente espalhados sobre a lavoura de diversas maneiras, e esses métodos, lançamparte da substância nas plantações e propriedades ao entorno, sendo levadas da área à qual originalmente se destina.

Leis nacionais e internacionais têm sido propostas para detecção, monitoramento e controle da poluição química. Todas envolvem o controle das fontes contaminantes, baseadas em metodologias acuradas e na precisão de medidas químicas sob condições padronizadas. Entretanto, a simples estimativa das concentrações químicas de um ecossistema aquática não é suficiente para proteger a biota, pois muitos efeitos, como toxicidade letal e subletal, são mal compreendidos; além disso, programas extensos de monitoramento são altamente dispendiosos

Os peixes podem absorver pesticidas diretamente da água, bem como pela ingestão de alimento contaminado. Quanto mais lipofílico, maior a facilidade com que o pesticida ou químico será absorvido pelos organismos aquáticos, mas os hidrofílicos também causam toxidez. O tamanho, idade, sexo do organismo podem afetar a taxa de absorção. Além disso, o mesmo pesticida pode ser absorvido em diferentes concentrações por espécies distintas.

Estudos com agrotóxicos relatam que agrotóxicos inibem a acetilcolinesterase em abelhas e no homem, sendo estes organofosforados e carbamatos muito usado pela população.

Um teste de toxicidade aquática é um procedimento no qual as respostas dos organismos aquáticos são usadas para detectar, ou medir, a presença ou efeito de uma ou mais substâncias, resíduos ou fatores ambientais, isolados ou em combinação. São necessários para avaliar a poluição de um corpo de água, já que testes químicos e físicos isolados não são suficientes para avaliar os efeitos potenciais na biota aquática e, consequentemente, estabelecer procedimentos para protegê-la.

A atualmente a pesquisa e a produção industrial de controle biológico está sendo lentamente difundido e começando a ser aplicado na produção agrícola, sendo está área de estudo, uma saída para a conservação ambiental que tanto nós precisamos.

O presente estudo teve como objetivo estudar os efeitos agudos e crônicos dos agrotóxicos Roundup (glifosato) e Omite (propargito) sobre as fases iniciais da ontogenia do bagre, Rhamdia quelen (SILFVERGRIP, 1996) (PIMELODIDAE, SILURIFORMES)provenientes de reprodução induzida através do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG).

Os exemplares  de Rhamdia quelen foram submetidos a testes de toxicidade aguda (CL50- 96h) de Roundup e Omite, do tipo estático com aeração e temperatura constante (24 ± 1ºC), com água reconstituída (água mole) e a testes de toxicidade crônica de Roundup, com renovação da solução  teste a cada 24h, durante 45 dias.

A partir dos resultados dos testes de toxicidade aguda, determinou-se a concentração letal (Cl50-96h) dos agrotóxicos e avaliaram-se os efeitos da exposição às concentrações agudas sobre a morfologia das brânquias, fígado e rim, sobre o índice hepato-somático (IHS) e sobre os parâmetros hematológicos (série vermelha).

A partir da concentração letal de Roundup (CL50-96h) foram estimadas as concentrações subletais e os seus efeitos sobre embriões, larvas e juvenis, para a determinação da Concetração Tóxica Máxima Admissível (C.T.M.A.). Três grupos de Rhamdiaquelen(n=30) foram expostos a dez concentrações crescentes de 0,003 a 0,020 g/L de Roundup, e a dez concentrações de 0,0006 a 0,0020 g/L de Omite. Para cada um dos agrotóxicos foi constituído um grupo controle em triplicata. Os valores de toxicidade aguda para Roundup e Omite, respectivamente, foram 0,0106 e 0,001379 g/L. Através dos valores estimados da CL50-96h determinaram-se as concentrações subletais de Roundup. Durante os testes de toxicidade crônica, a taxa de crescimento (k) no grupo controle foi k=0,44 e o L∞=4,0cm; para os grupos expostos a 0,0055; 0,00275; 0,001375; 0,0006875 e 0,0003437 g/L de Roundup, os valores de k foram 0,056; 0,056; 0,056; 0,053 e 0,066 e de L∞=2,92 cm; 2,98 cm; 2,86 cm; 2,94 cm e 2,72 cm, respectivamente.

Os resultados dos testes de toxicidade crônica do Roundup revelaram alterações nas taxas de crescimento em comprimento e em peso, indicando que o crescimento mostrou-se um dos parâmetros importantes de avaliação da toxidade crônica. Com os resultados dos testes de toxicidade crônica, determinou-se a C.T.M.A. do Roundup (0<CTMA<0,000343g/L). Observou-se um aumento significativo (p<0,05) dos IHS nos juvenis de R. quelenexpostos a 0,0014g/L de Omite. Nos testes agudos (96h) com Roundup houve aumento significativo  (p<0,05) no valor de hematócrito (Hct), na concentração 0,011g/L e uma diminuição no volume corpuscular médio (VCM) nos grupos expostos a 0,013g/L de Roundup. Nos organismos expostos a 0,0013 e 0,0014g/L de Omite, ocorreu um aumento significativo no hematócrito.

Através da microscopia óptica e eletrônica foram constatadas e quantificadas alterações histológicas nas brânquias, fígado e rim dos exemplares submetidos à toxicidade aguda de Roundup e Omite. As lesões dos tecidos branquial, hepático e renal foram avaliadas segundo o grau de danificação e classificadas como leves para moderadas, moderadas para marcadas e irreparáveis.

Os resultados dos testes de toxicidade aguda de Roundup e Omite evidenciaram que as brânquias, fígado e rim de R. quelenpodem ser considerados biomarcadores histológicos das contaminações pelos agrotóxicos Roundup e Omite.

No presente trabalho os resultados dos testes de toxidade e as analises histológicas mostraram a necessidade de reavaliação das técnicas utilizadas no controle da poluição e contaminação hídrica, que atualmente baseiam-se quase que exclusivamente nas análises física e químicas da água.

É necessário que sejam intensificados estudos com espécies nativas, levando-se em consideração as condições ambientais locais para, através de informações cientificas, fornecendo base para a elaboração de uma legislação que proteja os organismos, os ecossistemas e a própria saúde humana.

Ambos os agrotóxicos causaram nos exemplares efeitos agudos e crônicos com lesões reparáveis, e as maiores concentrações crônicas causaram efeitos agudos irreparáveis.

Rigolin-Sá, O. TOXICIDADE DO HERBICIDA ROUNDUP (GLIFOSATO) E DO ACARICIDA OMITE (PROPARGITO) NAS FASES INICIAIS DA ONTOGENIA DO BAGRE, Rhamdia hilarii (VALENCIENNES, 1840) (PIMELODIDAE, SILURIFORMES).Tese apresentada aoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS, UFSCar,1998.

Apoio: UFSCar, CNPq

Leia Também

Últimas Notícias