quinta, 25 de abril de 2024
Fique Ligado

Dicas para quem vai entrar com o pedido de aposentadoria

02 Jun 2018 - 14h11Por (*) Patrícia Zani
Dicas para quem vai entrar com o pedido de aposentadoria -

Conforme esclarecemos na última matéria a Previdência Social está passando por algumas transformações, estando cada vez mais informatizada.

Assim, o segurado que estiver perto de cumprir os requisitos para a aposentadoria deve seguir algumas dicas para evitar maiores prejuízos.

Em primeiro lugar é necessário entender os requisitos básicos para a aposentadoria que será pleiteada, sendo mais comum os pedidos de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.

O benefício de aposentadoria por idade é pago para quem completar 60 anos no caso das mulheres e 65 anos no caso dos homens e que tenham no mínimo 15 anos de contribuição.

Ainda essas informações devem constar junto ao INNS, para saber se existem pendências é necessário analisar o extrato do CNIS.

Nessa análise é importante verificar alguns erros como por exemplo: data de início e termino do vínculo de emprego, contribuições extemporâneas (fora da data), falta de averbação de períodos e verbas reconhecidas na Justiça do Trabalho, falta de recolhimentos previdenciários, etc.

Todas essas pendências podem acarretar o indeferimento do benefício, sua postergação ou ainda a concessão do mesmo com valores menores que o aposentado(a) teria direito.

Nesse sentido é muito importante o planejamento previdenciário visando não somente a concessão do benefício de aposentadoria e sim a melhor aposentadoria.

(*) A autora é advogada, graduada na Fadisc, pós-graduada em Direito Imobiliário e pós-graduanda em Direito Previdenciário. OAB/SP 293.156.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias