quinta, 25 de abril de 2024
Artigos científicos e gerais Kleber Chicrala

Dia mundial da água : CEPOF em parceria com empresas desenvolveu descontaminador de água com luz e promoveu divulgação científica em ônibus temático sobre a preservação da água

27 Mar 2022 - 07h45Por kleber Chicrala
O Laboratório Itinerante do CEPOF – INCT – IFSC - USP em parceria com a Ong Mãe Natureza   desenvolveram o “Projeto Educando sobre as Águas”. O laboratório Móvel ( no interior de um ônibus adaptado e equipado) foi construído por pesquisadores do Centro de - Crédito: divulgaçãoO Laboratório Itinerante do CEPOF – INCT – IFSC - USP em parceria com a Ong Mãe Natureza desenvolveram o “Projeto Educando sobre as Águas”. O laboratório Móvel ( no interior de um ônibus adaptado e equipado) foi construído por pesquisadores do Centro de - Crédito: divulgação
 
No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8 - A utilização da água implica respeito à lei;
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
 
O ônibus itinerante foi idealizado pelo Coordenador do CEPOF, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP, em parceria com o presidente da  ONG Mãe Natureza, Hélio Palmesan, de Barra Bonita (SP), que há mais de quinze anos é uma importante “ferramenta didática” para a realização de aulas e palestras sobre o importante tema da Água e sua Preservação. Ao longo desses anos, esse projeto itinerante recebeu milhares de visitantes provenientes de escolas e da população geral. Além disso, o ônibus percorre populações ribeirinhas e em locais rurais de difícil acesso, onde monitores ambientais dão palestras às populações mais carentes.
 
O conteúdo didático do Laboratório Itinerante é bastante abrangente. Ele contém painéis interativos que trazem as bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, com maior ênfase dada à bacia do Rio Tietê, que corta todo o Estado. Para explicar melhor a dinâmica do rio, o ônibus traz amostragens de águas coletadas ao longo de todo o rio.
 
Além disso, os painéis explicam temas diversos como o ciclo da água, as cadeias alimentares aquáticas, as etapas de captação tratamento de água, a produção de energia elétrica nas hidrelétricas, dentre outros envolvendo a temática ambiental e os recursos hídricos,  e também o uso da óptica e fotônica, e de novas tecnologias aplicadas ao tema.  
 
A pesquisa desenvolvida nos laboratórios do Grupo de Óptica – CEPOF – INCT – IFSC – USP, dentro dos projetos da EMBRAPII – Unidade de São Carlos e empresas parcerias, resultou no desenvolvimento de um descontaminador de água com base em luz ultravioleta (UV-C). Equipamento este destinado para fins comerciais, industriais e residenciais, contribuindo diretamente (com novas tecnologias) para a gestão e uso dos recursos hídricos.  
 
Fontes: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) e INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida , Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica do CEPOF  - INCT – IFSC – USP,  Site IFSC – USP e Assessoria Comunicação IFSC –USP . 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias