sexta, 19 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Dedicação a pesquisa ao ensino e a inovação

28 Fev 2021 - 08h23Por Kleber Chicrala
Prof. Dr. Daniel Varela Magalhães, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo e Diretor do EESCin - Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação Membro e Pesquisador do Centro de - Crédito: divulgaçãoProf. Dr. Daniel Varela Magalhães, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo e Diretor do EESCin - Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação Membro e Pesquisador do Centro de - Crédito: divulgação
Entrevista exclusiva do prof. daniel varela magalhães para o jornalista adv. Kleber Jorge Savio Chicrala – Coordenador de jornalismo científico do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC–USP
 
1) Quais as linhas de pesquisas que o pesquisador Dr. Daniel Varela Magalhães desenvolveu ?
Nos últimos anos venho desenvolvendo pesquisas nas áreas de óptica, f?sica atômica e instrumentação, tanto em aspectos básicos como em aplicações.
 
2) Quais orientações e títulos ?
Orientei diversos trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Nosso grupo recebeu, já no ano 2000, um prêmio de Excelência em Metrologia. Atualmente sou professor da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC e também dirijo o Centro de Apoio à Inovação da Escola.
 
3) Como podemos entender o relógio atômico e sua importância para a humanidade e para a ciência ?
Com o aumento contínuo de demandas científicas e tecnológicas, os cientistas constantemente repensam as formas de nos referenciarmos a observações de fenômenos para servir de base comum. O relógio atômico é um desses exemplos. Aliás, uma coisa interessante de ser observada é que Relógio atômico é um termo genérico para um conjunto de tecnologias e formas de acessar o elemento que é realmente a referência de tempo e frequência, o átomo, mais especificamente uma dada transição atômica.
Todo o aparato existente no laboratório tem por finalidade observar a transição atômica da melhor forma possível. Para isso usamos lasers, sensores, computadores, etc. Independentemente do tipo de átomo, todos os relógios atômicos são baseados na observação de uma transição atômica, característica do tipo de átomo, mas muito bem estabelecida. Isso dá grande confiança na medida e na utilização como uma base de contagem de tempo.
A partir dessa medida podemos dispor de diversas saídas de sinais sincronizados à frequência de referência e que podem ser utilizados para diversas finalidades. A capacidade de termos uma referência de tempo com altíssima precisão dá asas à imaginação em usar esse sincronismo para redes de computadores, autenticação de operações bancárias, geolocalização e muito mais. Atualmente, o sincronismo de sinais de frequência é importante até para manter a rede de fornecimento de energia elétrica em operação.
A grande capacidade de resolução temporal também dá mais ferramentas para experimentos científicos que precisam coletar dados de diferentes fontes e compará-los, como a medição de ondas gravitacionais.
 
4) O que vem a ser a área de tempo e frequência ?
A área de tempo e frequência é multidisciplinar. Ela envolve diferentes tipos de equipes e grupos de pesquisa ou de agências governamentais e empresas. Ela engloba experimentos científicos, serviços de calibração e regulação técnica. É uma área bastante rica e envolve pessoas de engenharia e física, principalmente.
 
5) Descreva na atualidade o que vem desenvolvendo em seus laboratórios de pesquisa ?
Em nossos laboratórios do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica estamos constantemente desenvolvendo diferentes relógios atômicos. Também mantemos uma comparação constante com o Tempo Universal Coordenado (UTC) difundido pelo BIPM, que é o órgão internacional de Metrologia. Retornamos ininterruptamente os resultados de comparação para o BIPM e, com isso, contribuímos desde o final de 2018 para a formação da escala de tempo mundial. Também estudamos formas de difundir nossa referência de tempo, por exemplo pela internet.
 
6) Qual a importância dos trabalhos Científicos na solução dos problemas da humanidade ?
Trabalhos científicos são extremamente importantes para a solução de problemas e para a melhoria de nossa capacidade de realizar coisas novas, muitas vezes nem pensadas antes.
Podemos pensar sempre na ciência que está buscando resolver uma demanda ou um clamor da sociedade. Por outro lado, a ciência também nos capacita a atingir níveis de desenvolvimento que nem pensávamos antes de uma ou outra descoberta. Um exemplo claro disso é o laser, que quando inventado e demonstrado foi noticiado como “uma solução à procura de problemas”. Hoje verificamos o uso de lasers em telecomunicações, medicina, construção civil e tantas outras áreas.
 
Não acho que possamos pensar em áreas da ciência que sejam mais ou menos importantes. Com certeza as diferentes áreas estarão sempre mais ou menos em evidência, dadas a condições diversas. De qualquer forma, a investigação científica será sempre a forma de desenvolvimento mais segura para a humanidade, com alicerces sólidos.
 
Fontes: Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC –USP e
Prof. Dr. Daniel Varela Magalhães – EESC – EESCin – CEPOF – INCT – IFSC – USP
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias