sexta, 29 de março de 2024
Fique Ligado

Cuidado com as fraudes em empréstimos consignados

27 Set 2018 - 10h50Por (*) Patrícia Zani
Cuidado com as fraudes em empréstimos consignados -

O empréstimo consignado é muito usado pelos aposentados e pensionistas para concessão de crédito com juros menores.

Porém está aumentando o número de fraudes relacionadas a esse tipo de empréstimo.  Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos a qualquer desconto indevido nos valores de seus benefícios.

Geralmente as vítimas são idosos, com pouca instrução e já possuem alguns empréstimos consignados contratados por eles mesmos.

Muitas vezes as parcelas dos empréstimos fraudulentos são em valores pequenos, porém somados ao número extenso de parcelas acarretam grandes prejuízos às vítimas.

Para evitar esse tipo de golpe o segurado tem que ficar bem atento a qualquer desconto irregular em seu pagamento e tomar algumas precauções, quais sejam: tomar cuidado quando informa seus dados pessoais para terceiros (inclusive em ligações telefônicas), cuidado ao entregar documentos pessoais e atenção ao assinar documentos.

Caso já tenha caído na fraude, o segurado deve encaminhar uma reclamação ao INSS, para que o desconto seja imediatamente suspenso até a apuração. A consignação só será liberada se a reclamação for considerada procedente, ou seja, caso a fraude seja reconhecida. Nesses casos, o segurado será ressarcido dos valores descontados indevidamente.

Importante ressaltar que existe uma relação de consumo entre a financeira e o segurado, sendo assim, reconhecida a fraude, a vítima tem o direito de ser indenizada pelos danos sofridos em face da conduta negligente do banco/financeira em firmar contrato não assinado por ela.

(*) A autora é advogada OAB/SP 293.156, graduada pela Fadisc, pós-graduada em Direito Imobiliário pelo Centro Universitário Anhanguera e pós-graduanda em Direito Previdenciário pelo Infoc.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias