sexta, 19 de abril de 2024
Seja Mais

Como você se comunica?

23 Out 2018 - 08h06Por (*) Ju Ferraz
Como você se comunica? -

Sua comunicação agrega ou desagrega?

Saber comunicar-se é necessário para uma vida em sociedade e importantíssimo para partilharmos a mensagem correta que queremos, à outra pessoa. A comunicação pode ser feita de várias formas, não somente por fala, mas por gestos, sons, códigos e outros.

Quando falamos de comunicação interpessoal, falamos em troca de informações entre duas ou mais pessoas, informações estas, que são baseadas no que a pessoa vive, sente e tem como bagagem de vida; quando acontece esse tipo de comunicação geralmente existe a intenção de motivar ou influenciar o comportamento do outro.

Já a comunicação intrapessoal é quando nos comunicamos com nós mesmos, como um diálogo interno. Neste tipo de comunicação refletimos sobre nossas escolhas, nossas dúvidas, nossas indignações, nossos dilemas e nossas ações.

Como o nosso foco aqui é o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, vamos ficar pautado na comunicação intrapessoal, como ela está ocorrendo na sua vida e como você tem refletido externamente após esse diálogo interno?

Como você está hoje quando o assunto é seu autoconhecimento?

Como estão seus sentimentos?

O que você anda pensando te ajudar a tomar uma decisão sábia em sua vida?

Quando você se comunica com as pessoas, você agrega algo para a vida delas com palavras inteligentes, transmitindo amor, paz, aconchego ou desagrega só “vomitando” palavras de ódio, rancor e queixas?

Todas as pessoas têm a capacidade de transmitir o melhor a si mesmo e ao próximo, basta a pessoa realmente querer ser esse canal de amor, paz e luz. Quando isso acontece todos ganham, pois uma pessoa que busca o crescimento pessoal e quer alcançar objetivos que agreguem a si mesmo e ao mundo é uma pessoa que vive tudo o que a vida tem de melhor a oferecer para ela. E mesmo com todos os desafios que ela enfrenta, ela entende que tudo é para seu próprio crescimento e evolução, tudo é aprendizado.

A forma com que você se comunicou hoje, te faz uma pessoa agregadora a si mesmo e ao mundo?

O que você pode fazer para melhorar?

Um grande abraço e até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias