terça, 16 de abril de 2024
Seja Mais

Como manter um bom relacionamento familiar?

10 Jul 2018 - 07h13Por (*) Ju Ferraz
Como manter um bom relacionamento familiar? -

Como anda seu relacionamento com sua família?

Se fosse preciso dar uma nota de 0 a 5 para a forma como você anda se relacionando com sua família hoje, qual nota você daria?

Todos somos seres humanos únicos, cada um com seu padrão de comportamento e perfil específico. E se você não se autoconhecer o suficiente para entender as pessoas que convivem com você, os conflitos serão inevitáveis e sem solução.

Quanto mais você se conhecer e se entender, mais você se respeitará e saberá quais são seus limites. Em consequència disso, saberá respeitar e entender os limites de sua família e como lidar com eles.

A família é formada por pais, mães e filhos. É um pilar forte na sociedade e sempre muito importante para nossas vidas, é a base de desenvolvimento social de uma pessoa. É na família que são formados nossos valores e crenças fundamentais para nosso crescimento pessoal e profissional.

Quando conseguimos conviver em harmonia e plenitude em qualquer relacionamento, isto nos faz mais forte e dispostos a agir e chegar de forma sólida em nossos objetivos de vida. Quando em nossa base, que é a família, há esta harmonia, a vida segue em equilíbrio e pronta para enfrentar qualquer desafio.

Como todos nós estamos em constante desenvolvimento, o autoconhecimento possibilita e facilita a construção de uma família estruturada, capaz de enfrentar desafios e conflitos com mais coragem, gerando menos frustrações e desilusões. O desenvolvimento e busca constante por treinamentos e novos aprendizados nos fazem tirar o máximo proveito dos desafios, que servem para nos fortalecer e crescer muito mas como ser humano.

Se você ainda não mantém um bom relacionamento familiar, como você pode começar a manter a partir de hoje?

Segue algumas dicas muito importantes, porém, a disposição e vontade de viver sua vida em equilíbrio e harmonia precisa partir somente de você, se você realmente quer e precisa que algo na sua vida se transforme para melhor, dê o primeiro passo.

Para ter uma vida familiar equilibrada e harmoniosa é preciso:

Respeitar a si mesmo e a sua família;

Evitar julgamentos;

Ser o primeiro(a) a mudar e se autoconhecer;

Usar toda situação de desafio como aprendizado;

Agir e se responsabilizar por suas escolhas e decisões;

Elogiar sinceramente a si mesmo e a todos;

Se perdoar e recomeçar com coragem e novas ações.

Estas são apenas algumas dicas muito simples e bastante efetivas se colocadas realmente em prática. E como ação da semana, comece hoje mesmo a entender a si mesmo, e ver que o uso de suas forças podem transformar e unir sua família como nunca havia imaginado.

Manter boas relações familiares irá te fazer alcançar a paz interior. Pratique e veja o quanto será gratificante.

Abraços e até o próximo artigo!

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias