terça, 23 de abril de 2024
Colunistas

Coluna de Paulo Cereda: Vamos arregaçar as mangas e investir em gestão?

07 Ago 2015 - 10h05Por Paulo Cereda Colunista
0 - 0 -

Você, empresário, que tem nos acompanhado em nossa coluna sobre gestão, sabe a diferença entre custos e despesas? Se não sabe, certamente tem seus controles estão comprometidos e não terá todas as informações precisas na hora de tomar decisões.

O correto controle de custos não serve somente para obter informações no momento de calcular o preço de venda de um produto ou serviço, mas é fundamental para cálculos da lucratividade, rentabilidade, decisões de redução de desperdícios, avaliação da eficiência e eficácia das operações da empresa enfim, é ferramenta fundamental na gestão de um negócio.

Em tempos de recessão, como os atuais, o empresário se vê forçado a reduzir margens e cortar gastos. Decisões tomadas sob pressão podem induzir o gestor a cometer erros como cortar um custo importante para a estratégia da empresa e não enxergar um desperdício que corrói sua competitividade.

Vale lembrar que alguns deles incorrem da ineficiência nos processos da empresa. Uma indústria onde os processos produtivos não foram desenhados pensando-se em máxima eficiência, com certeza apresentará desperdícios de tempo, energia ou materiais. Estes custos crescem sempre em qualquer planta produtiva e é necessário que estejam sempre sob intensa vigilância.

Vamos arregaçar as mangas e investir na melhor gestão das finanças de nossas empresas. O Sebrae-SP quer ser seu parceiro nesta revolução na gestão de seu negócio. Conte com o apoio de nossos especialistas para tornar-se mais competitivo.

As informações do texto acima são de responsabilidade do autor.

 

Leia Também

Últimas Notícias