quinta, 25 de abril de 2024
Colunistas

Coluna de Eduardo Ferin: O que são Redes Sociais?

03 Ago 2015 - 13h59Por Eduardo Ferin - Colunista
0 - 0 -

A convite de Marcos Escrivani começarei a escrever para o São Carlos Agora, com muita satisfação. Minha linha de trabalho são as redes sociais, desenvolvimento local, responsabilidade social, gerenciamento de projetos, turismo sustentável e política. Começarei nesse primeiro exemplar com o tema: Redes Sociais.

A expressão Redes Sociais é hoje objeto de discussão em vários segmentos. Tenho ouvido muitos comentários, dizendo que sites de relacionamento, como o Facebook, Twitter, Instagram são redes sociais. De certa forma, elas são redes, pois há uma interação entre pessoas, porém o seu conceito está baseado no uso de uma tecnologia. Muitas pessoas confundem a rede social com atividades e eventos sociais (normalmente da alta sociedade).

Até podemos considerar esses eventos como redes sociais, pois as pessoas se interagem e se relacionam buscando o bem comum; entretanto, estou falando aqui de outro tipo de Rede Social; aquela que é formada pela comunidade e que tem como objetivo, elaborar projetos que melhorem a vida das pessoas.

Muitas pessoas vivem na sociedade de forma isolada e às vezes reclamando dos problemas do bairro, ou da violência urbana, do desrespeito aos portadores de necessidades especiais, dos idosos, mas muitas vezes, ela está sozinha na luta pelos interesses comuns. Quando ela descobre que existem outras pessoas que também reclamam de problemas do bairro, que se preocupa com as drogas, violência e muitos outros assuntos comunitários, começa a observar que se unirem força, podem juntas pensar numa solução para seus desejos. E aí então, começa a surgir a Rede Social, que pode ser um espaço de integração entre pessoas com os mesmos interesses e objetivos e começam a construir compromissos de trabalhar pelo bairro em que vivem ou pela causa social que defendem.

Lentamente, esse trabalho começa a ganhar força, e com muitas articulações e conexões, mais pessoas aparecem e se interessam pelo trabalho da rede social. Começam então a se integrar, participar de reuniões e acabam desenvolvendo projetos que melhoram suas vidas e a realidade do local. Nesse momento, a Rede Social já transformou a vida das pessoas e da comunidade, elas então se tornam comunidade que aprendem e descobrem que "juntos podem ser mais fortes".

Leia Também

Últimas Notícias