terça, 23 de abril de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

CEPOF/IFSP/USP terá 197 clubes de ciências na Feira de Ciências e tecnologia: evento é gratuito e aberto ao público

24 Jul 2022 - 07h00Por Kleber Jorge Savio Chicrala
A Feira de Ciência e Tecnologia na USP é um tradicional Evento de Difusão Científica que reúne centenas de estudantes, várias escolas e professores de São Carlos(SP) e região. - Crédito: divulgaçãoA Feira de Ciência e Tecnologia na USP é um tradicional Evento de Difusão Científica que reúne centenas de estudantes, várias escolas e professores de São Carlos(SP) e região. - Crédito: divulgação
O Centro de Pesquisas e m Óptica e Fotônica (CEPOF ) – INCT - IFSC – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, em parceria com Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, representada pela dirigente regional de ensino Profa Débora Gonzalez Costa Blanco, e integrado a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, está organizando e irá realizar no mês de Outubro deste ano, no dia 22 de outubro, no período das 10 às 17 hs, no Salão de Eventos da USP (Área-1) da Campus 1 da USP de São Carlos, a Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2022 . O evento que faz parte das ações de difusão científica do CEPOF, tem como coordenador o Prof. Dr. Euclydes Marega Jr, e contará com a  participação de várias escolas, alunos e professores de São Carlos e das cidades da região, onde será apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos 197 Clubes de Ciência criados a alguns anos ( desde 1996) dentro da parceria do CEPOF – INCT – IFSC – USP e a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, com o apoio e participação de instituições de ensino e pesquisa parceiras.
 
Além dos Clubes de Ciências, as demais ações educacionais voltadas para área da educação e difusão científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP  em parceira com às escolas públicas da região, terão minicursos com kits educacionais, disciplinas eletivas sobre o ambiente computacional  Arduino, Exposição e Oficina de ciências no Museu de Ciências “Prof. Mario Tolentino” ( com apoio da Secretaria Municipal de Educação  da Prefeitura Municipal de São Carlos), e excursão para o Museu de Ciências da ESALQ-USP. As ações de difusão científica tem o apoio da equipe de difusão do CEPOF – IFSC – USP, e foram organizadas  pela Profa. Dra. Wilma Barrionuevo,  contando com a parceria dos professores e coordenadores das escolas participantes. 
Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” foi o tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá no mês de outubro de 2022, em todo o país, onde o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF ) – INCT - IFSC – USP faz parte das ações e eventos desta Semana (SNCT). 
 
Os estudantes, escolas e visitantes participantes das ações de difusão científica se divertem , aprendem, e apresentam seus trabalhos, e  contribuindo diretamente para o sucesso das realizações. 
 
Fontes:   Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP,  Euclydes Marega Jr – Coordenador da Difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP , Kleber J. S.  Chicrala – Jornalismo Científico – Difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP,  Wilma Barrionuevo – Difusão Científica do CEPOF - INCT – IFSC – USP e Rui Sintra – Assessoria de Comunicação IFSC – USP. 
 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias