sábado, 20 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

CEPOF e Diretoria de Ensino promovem a Feira Virtual de Ciência e Tecnologia 2021

31 Out 2021 - 07h12Por Kleber Chicrala
CEPOF e Diretoria de Ensino promovem a Feira Virtual de Ciência e Tecnologia 2021 - Crédito: divulgação Crédito: divulgação
Na última semana tivemos o encerramento da Feira Virtual de Ciência e Tecnologia da USP da Região de São Carlos 2021. O evento foi promovido pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF – IFSC – USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, alocado no IFSC-USP, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. O resultado dos clubes vencedores foi anunciado em evento online, pelo site do CEPOF, no YouTube. Inicialmente o professor da USP, Sebastião Pratavieira, fez uma retrospectiva sobre os trabalhos desenvolvidos com as Feiras de Ciências, as quais iniciaram-se em 2011 e já foram realizadas, inclusive, no interior da Amazônia. Em seguida, no pronunciamento dos resultados da Feira, a Dirigente de Ensino Debora Gonzalez Costa Blanco agradeceu a parceria e presença de todas as escolas. Falou sobre a importância deste evento nesse contexto de pandemia, o qual mobilizou a todos ao longo do ano. O Professor Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador do CEPOF, falou na sequência, agradecendo a todos e manifestando o interesse do governo federal em seguir o exemplo de São Carlos, referente à associação entre clubes de ciências e feiras de ciências, a fim de que as escolas mantenham-se unidas ao longo do ano em torno dos eventos de ciência e tecnologia. Falou, ainda, que temos outras pandemias a serem vencidas, como a pandemia da fome e da desigualdade social. Na sequência, pronunciaram-se os demais coordenadores: Prof. Euclydes Marega Junior, Profa. Wilma Barrionuevo, Prof. José Dirceu Vollet Junior e Profa. Marilia Faustino da Silva.
 
No decorrer de 2021 foram criados e acompanhados 140 Clubes de Ciências nas escolas públicas estaduais de sete municípios da região de São Carlos, SP. Os Clubes envolveram cerca de 700 estudantes e professores, os quais foram orientados virtualmente pela Profa. Wilma Barrionuevo, integrante da equipe de Difusão Científica do CEPOF, e responsável pelas ações de difusão desta natureza. O tema da Feira de Ciências, escolhido pela Dirigente de Ensino Debora Gonzalez Costa Blanco, foi “Educação, Ciência e Tecnologia no Enfrentamento da Pandemia”.  
 
Os experimentos desenvolvidos foram transformados em vídeos, veiculados na TV Canal 10 da NET São Carlos e pela internet, no canal do CEPOF/ YouTube, para que sirvam de veículo propagador de solução tecnológicas, bem como de experimentos a serem utilizados didaticamente em Feiras de Ciências e em práticas de ensino em todo país. Os vídeos estão disponíveis no canal do CEPOF/Youtube, no link http: www.youtube.com/sitecepof.
 
A partir de 2016 as Feiras de Ciências, organizadas pelo CEPOF e pela Diretoria de Ensino, foram associadas à criação e acompanhamento de Clubes de Ciências nas escolas públicas estaduais. Deste então, a participação das escolas têm aumentado significativamente a cada ano. Fruto deste trabalho, o CEPOF e a Diretoria de Ensino receberam nos últimos 3 anos o Prêmio Ciência e Tecnologia, oferecido pela Prefeitura e Câmara Municipal de São Carlos para a categoria Clubes de Ciências.
 
ESCOLAS E CLUBES DE CIÊNCIAS MEDALHISTAS DE OURO em 2021:
 
E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Clube de Ciências: Tá longe mas tá bom! Tema: dispositivo eletrônico para monitorar o distanciamento Social durante a pandemia de covid- 19 nas escolas.
 
E.E. Profa. Maria Ramos - Clube de Ciências: Mara descontaminadores. Tema: Descontaminação de dinheiro com luz UV.
 
E.E. PROF. Marivaldo Carlos Degan - Clube de Ciências: Papaléguas. Tema: Gamificação e robótica ... Se divertindo e combatendo as Fake News!
 
E.E. José Ferreira da Silva - Clube de Ciências: Diafragmáticos In_ expirados. Tema: Pressão expiratória positiva das vias aéreas (EPAP caseiro).
 
E.E. Edésio Castanho - Clube de Ciências: Geoexplica. Tema: “É só uma gripezinha, confia...” - Será?
 
E.E. Orlando Perez - Clube de Ciências: Garotas Unidas pela Ciência. Tema: Hábitos de Consumo Durante a Pandemia.
 
E. E. Conde do Pinhal - Clube de Ciências: Mathconde. Tema: Exaustor filtro de coronavírus.
 
CLUBES SELECIONADOS PARA REPRESENTAREM SÃO CARLOS NA MOSTRA NACIONAL DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS 2021:
 
E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Clube de Ciências: Tá longe mas tá bom! Tema: dispositivo eletrônico para monitorar o distanciamento Social durante a pandemia de covid- 19 nas escolas.
 
E.E. José Ferreira da Silva - Clube de Ciências: Diafragmáticos In_ expirados. Tema: Pressão expiratória positiva das vias aéreas (EPAP caseiro).  
 
CLUBE VENCEDOR DO JÚRI POPULAR:
 
E.E. José Ferreira da Silva - Clube de Ciências: Diafragmáticos In_ expirados. Tema: Pressão expiratória positiva das vias aéreas (EPAP caseiro).
 
Fontes: Colaboração Profa. Wilma Barrionuevo – CEPOF/USP, e Jornalismo Científico do CEPOF-IFSC – USP Kleber Jorge Savio Chicrala, e os membros do CEPOF -IFSC -USP – Difusão Científica  sob a coordenação  do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias