sexta, 19 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo : Publicações, Pesquisas, Inovações e Difusão Científica

14 Mar 2021 - 09h49Por Kleber Chicrala
Jornalismo Científico apresentado pelo jornalista Kleber Chicrala para TV USP e pela internet (Site do CEPOF – IFSC – USP) - Crédito: DivulgaçãoJornalismo Científico apresentado pelo jornalista Kleber Chicrala para TV USP e pela internet (Site do CEPOF – IFSC – USP) - Crédito: Divulgação
Livro do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP e Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica
Os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – USP utilizam a Luz em seus estudos e pesquisas com publicações constantes de seus trabalhos científicos, e trazendo soluções a importantes problemas da sociedade nas aplicações de suas pesquisas em novas tecnologias.

Isaac Newton e outros renomados cientistas dedicaram também seus estudos a luz, onde a óptica passou a fazerparte integrante do processo, uma vez que a luz é considerada nos entendimento da natureza e nos estudos científicos em geral.

Em 1956 os estudos apresentavam a medição da velocidade de luz, que foi de 299.792,4 km/s. Mas de lá até os dias atuais inúmeras foram as pesquisas e as aplicações envolvendo a luz, dentre elas e a exemplo estão os estudos e pesquisas em biofotônica, turbulência quântica, tempo e frequência, dentre outras,  realizadas pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP, que tem como coordenador o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.

A importância das publicações e literatura especializadas, a exemplo das publicações de livros, como forma de promover a difusão e o conhecimento científico, faz parte da cultura e dos trabalhos do Grupo de Óptica – CEPOF – IFSC – USP. Além de ensinar e apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de diversas áreas do conhecimento, inclusive dos alunos que estão cursando física no Instituto de Física de São Carlos – USP.

O livro “ Laser e suas aplicações em Ciência e Tecnolgia “ é um exemplo dos inúmeros livros pulicados e disponíveis para estudo, que o grupo de pesquisadores do CEPOF –IFSC –USP tem publicado, e assim contribuído para elevar o nível de entendimento, ensino e pesquisa a todos os interessados na área.

Mas a proposta de promover conhecimento, ensino e pesquisa não param, ou se limitam em publicações desta natureza. Onde aulas são disponibilizadas gratuitamente pela internet e por canais de televisão, a exemplo das aulas disponíveis no canal de TV mantido pelo CEPOF – IFSC – USP ( canal 10 da NET São Carlos), e também pelo site do CEPOF, somado as ações de difusão científica realizada pela equipe de difusão científica do grupo, que ampliam as ações educativas e científicas pelo País a fora pelos meios de comunicação de massa.

Fontes: Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INOF – IFSC – USP e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do IFSC – USP e Coordenador Geral do CEPOF – IFSC – USP