terça, 23 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – instituto de física de São Carlos – USP e prefeitura municipal irão revitalizar e ampliar as áreas de exposição presenciais e virtuais de ciência do museu da ciência prof. Mário Tolentino

21 Fev 2021 - 11h20Por Kleber Chicrala
Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – instituto de física de São Carlos – USP e prefeitura municipal irão revitalizar e ampliar as áreas de exposição presenciais e virtuais de ciência do museu da ciência prof. Mário Tolentino -
O Museu da Ciência de São Carlos“Prof. Mario Tolentino “ foi concebido para ser um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Um espaço interativo, que tem o objetivo de desmistificar e tornar agradável a aprendizagem e o ensino de Ciências, um espaço criadona cidade de São Carlos(SP), para ser utilizado e visitado pelos seus moradores e visitantes de diversas cidades e instituições de ensino, educação, cultura e pesquisa de todo o País.
 
O Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino está situado na Praça Cel. Sales, no centro de São Carlos(SP), onde uma equipe de difusão científica do CEPOF –IFSC – USP, coordenada pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato,em parceria com os membros da Prefeitura Municipal de São Carlos, e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo como secretário o Prof. Dr. José Galizia Tundisi, e a Secretaria de Educação, tendo como secretária a ProfaDra Wanda A. M. Hoffmann, estão realizando uma parceria para realização de exposições temáticas que serão abertas ao publico em geral e em especial aos estudantes que poderão ir com suas escolas e professores ao museu.
 
A iniciativa conjunta da USP- São Carlos, através do CEPOF e da prefeitura, tem a intensão de promover mais espaços informais de educação cientifica bem como colaborar na revitalização do Museu, que poderá dar a chance de trazer temas modernos ao conhecimento do público e contribuir com a complementação dos ensinamentos recebidos nas escolas.  Quando o tema é aprendizagem de assuntos relacionados a ciência e tecnologia, os museus desempenham um papel tão importante quanto a sala de aula. Além das visitas presenciais que serão programadas, também se espera visitas virtuais feitas pelo CEPOF tanto no canal quanto no Youtube.
 
As exposições estão sendo organizadas e deveremos ter um evento de lançamento e anuncio ao público e as escolas. As ações conjuntas prefeitura – Universidades é que deverão ajudar no reforço educacional nestes momentos difíceis.
 
Em tempos de pandemia, as ações educativas e de difusão científica não podem parar. Praticadas de forma presencial quando possível, e sendo ordenadas e controladas com medidas sanitárias necessárias. Ou mesmo de forma virtual e dinâmica, com o objetivo de dar continuidade na educação em nosso País. Os desafios continuam, e a união de esforços e ações criativas também.
 
Fontes:  Ms. Kleber Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e Site da Prefeitura Municipal de São Carlos/Internet.
 
Prof. Dr. Mario Tolentino é nascido em São Carlos em 13 de janeiro de 1915, faleceu na mesma cidade em 28 de maio de 2004. Foi casado com Josefa Fazzari Tolentino, com quem teve três filhos: Márcio, Eliana e Paulo Roberto que deram ao casal cinco netos. Autodidata e intelectual dinâmico, Tolentino destacou-se como educador, pesquisador e político. Foi vereador entre 1960 e 1963 e candidato a prefeito em 1963. Por seu trabalho e contribuição à produção do conhecimento, Tolentino foi agraciado com o título de Doutor “ Honoris Causa” pela UFSCar, em 1991. Docente reconhecido lecionou química em diversas instituições, como a Escola Normal de São Carlos (Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião), Colégio Diocesano La Salle, Escola Profissional Agrícola e Industrial de Espírito Santo do Pinhal e Colégio Anglo de São Carlos. Também atuou como professor universitário na Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também exerceu cargos administrativos e de chefia.

kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias