quinta, 18 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Centro de Pequisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP desenvolveu um sistema de desinfecção de ambientes fechados

O equipamento ajuda a dar mais segurança contra o vírus – covid 19 a todos que estiverem em ambientes fechados

09 Jan 2022 - 08h19Por kleber Chicrala
O novo sistema usa tecnologia UVC e gradiente de pressão que eliminam partículas patogênicas do ar em lugares de grande circulação de pessoas - Crédito: divulgaçãoO novo sistema usa tecnologia UVC e gradiente de pressão que eliminam partículas patogênicas do ar em lugares de grande circulação de pessoas - Crédito: divulgação
Pesquisadores da USP desenvolveram equipamento para descontaminação de partículas suspensas no ar em ambientes fechados, onde circulam muitas pessoas. O novo sistema produzido por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP usa tecnologia de radiação UVC (método com base em luz ultravioleta para inativação rápida de microrganismos) para eliminação de patógenos e gradiente de pressão que proporciona a decantação mais rápida de partículas patogênicas que são eliminadas do chão antes de alcançar a área de respiração das pessoas.
 
A desinfecção sanitária é indicada para diversos lugares, salas de espera, escolas, clínicas, consultórios, dentre outros espaços onde há a circulação constante de pessoas. No IFSC, algumas salas de aula já estão sendo equipadas com o sistema para diminuir riscos de contaminação de estudantes, funcionários e professores durante atividades didáticas.
 
Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, que tem a supervisão do professor Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP e Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC - USP, além dos cuidados necessários com equipamentos de uso pessoal (máscaras e higienização) e descontaminação de utensílios, pacotes, mobílias, superfícies e assoalhos, é importante dar atenção ao ar que se respira.
 
Capacidade de descontaminação dos ambientes comerciais e residenciais
 
Em uma sala de 48m³ (4x4x3), o equipamento poderá  amparar a desinfecção sanitária do ar em média em 10 minutos.

Ilustração/exemplo do funcionamento portátil e/ou de fácil instalação de um equipamento para descontaminação de partículas suspensas no ar em ambientes fechados da MMO  (Empresa de São Carlos): https://mmo.com.br/
 
Fontes: Kleber Jorge Savio Chicrala – Coordenação de Jornalismo do CEPOF – INCT –IFSC – USP;  Assessoria de Comunicação IFSC; Jornal da USP ; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT –IFSC –USP e Diretor do IFSC –USP; e  mmo.com.br. 
 
kleberchi

 

Leia Também

Últimas Notícias