quinta, 28 de março de 2024
Próxima Viagem

Caçapava – visita à fábrica de Chocolates Nestlé

30 Jun 2018 - 05h54Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Caçapava – visita à fábrica de Chocolates Nestlé - Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

O município de Caçapava se localiza na região do Vale do Paraíba entre os municípios de São José dos Campos e Taubaté. Tem uma população estimada em cerca de 100.000 habitantes e tem uma forte tradição industrial. Uma de suas principais indústrias é a Nestlé, onde a empresa suíça mantém uma fábrica de chocolates.

TURISMO INDUSTRIAL

O turismo industrial vem sendo desenvolvido em todo Estado de São Paulo, como uma forma de agregar valor à marca das empresas e tem despertado o interesse de grupos de estudantes ou simplesmente visitantes individuais que tem a curiosidade de conhecer a forma de se produzir determinados bens industriais ou de consumo.

Com esse objetivo, a Nestlé criou o “Tour Nestlé” uma visita guiada à fábrica de chocolate, onde são produzidos o Prestígio, Kit Kat, Chokito, Alpino, Suflair e outros chocolates deliciosos que encontramos no mercado.

Para começar a visita, fomos recebidos pelos guias, onde aguardamos a apresentação de um vídeo institucional de cerca de 30 minutos. A seguir saímos em visita por todo o processo de produção (infelizmente nessa etapa não é possível tirar fotos, resguardo o direito à propriedade industrial). Passamos pelas áreas de produção do chocolate Alpino, Suflair e Nestlé Especialidades.

Toda a visita acontece em um clima bem descontraído, onde os monitores mantêm uma interatividade muito grande com os participantes. Apesar de não entrarmos no meio da produção de chocolates (por questões higiênicas-sanitárias), a infraestrutura montada pela empresa é muito futurista e altamente tecnológica, permitindo que o visitante conheça todo o processo produtivo da fabricação de chocolate.

Após a visitação à área de produção, nosso guia nos deixou em um espaço ainda mais encantador: a Lojinha Nestlé, onde os visitantes poderão comprar, a um preço menor, vários produtos da Nestlé. É impossível não comprar nada, pois a loja tem um ambiente tão acolhedor que aguça nosso desejo em comer chocolate.

HORÁRIOS E REGRAS DE VISITAÇÃO

As visitas acontecem nos dias de segunda a sexta feira, das 8h às 16h e sábados das 8h às 12h. com grupos de no máximo de 46 visitantes e tem duração de 40min a 50min, com vista panorâmica para linha de produção. O ingresso custa R$ 15,00 por pessoa. A Nestlé fica localizado na Av. Henry Nestlé, 1800 – Vila Galvão – Caçapava/SP. Para mais informações, acesse: https://www.nestle.com.br/site/anestle/visita-fabrica/sobre.aspx

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos. Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial

Leia Também

Últimas Notícias