sexta, 29 de março de 2024
Seja Mais

Autorresponsabilidade

07 Mai 2019 - 07h31Por (*) Ju Ferraz
Autorresponsabilidade -

Você é uma pessoa muito frustrada? Tudo para você é motivo de decepção?

A autorresponsabilidade é de extrema importância e pode te auxiliar com os desafios da vida.

O significado de autorresponsabilidade é a capacidade de assumir as responsabilidades sobre aquilo que acontece de positivo ou negativo nossa vida.

Transferir a responsabilidade de nossos atos ou escolhas em outras pessoas se tornou muito comum, e quando isso acontece, mesmo que de forma inconsciente, nos leva ao fracasso e tremendas frustrações. Estamos tão acostumados a responsabilizar as outras pessoas por nossas falhas, que mudar este hábito tão ruim se torna penoso; mas, conseguir mudar não é impossível.

Uma vez que, enviamos ao nosso cérebro uma mensagem que queremos melhorar, que queremos vencer o ato de responsabilizar a tudo e a todos por nossas falhas e escolhas errôneas, e damos um passo em direção a nossa autorreponsabilidade, todo nosso corpo vai se preparando para que a ação de mudança ocorra, porém, quando não continuamos agindo - por medo, crenças limitantes, traumas ou qualquer que seja a dificuldade - a mensagem que recebemos de volta é de extrema frustração com nós mesmos.

E como não queremos nos sentir mal por falhar novamente, nós começamos a nos tornar pessoas grosseiras, tristes, infelizes, doentes emocional e fisicamente, deprimidas, ansiosas. O que nos faz voltar ao ciclo de responsabilizar as pessoas novamente por nossas falhas e fraquezas.

Mudar é necessário e só depende de você. Você é a única pessoa responsável por sua vida, saúde, sucesso, paz interior, alegria. Enquanto você não aprender a buscar uma ajuda para vencer essas fraquezas, você continuará se sentindo mal. E ninguém, terá nada a ver com o resultado de suas escolhas.

Novamente ressalto que não é tão fácil assim, mas é muito possível e o autoconhecimento pode ser um fator determinante para que você consiga começar a assumir suas responsabilidades.

Encare as suas situações de frente, se não consegue sozinho, PEÇA AJUDA (sem medo do ridículo, sem medo de julgamentos, sem medo de ouvir não). Existem diversos profissionais prontos para te atender, hoje temos facilidades inúmeras que alguns anos atrás não tinha e mesmo assim, uma grande quantidade de pessoas insistem em não buscar ajuda.

Se você se sente uma pessoa frustrada, fracassada, infeliz, ansiosa, deprimida e muito mal emocionalmente, PEÇA AJUDA! Ninguém pode te ajudar, se você não quiser.

Qual tema sobre o desenvolvimento do autoconhecimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, Escritora, Palestrante, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias