Menu
quarta, 16 de junho de 2021
Colunistas

As tendências de consumo para os próximos cinco anos

09 Out 2015 - 15h05Por (*) Paola Goulart Rosa

Nos últimos anos ocorreram mudanças tecnológicas profundas no mundo e com isto facilidades que não existiam antes.A forma como as pessoas estão interagindo, conhecendo o mundo, trabalhando e também comprando mudou. Isso está promovendo grandes impactos no mercado, através da mudança no padrão de consumo e no comportamento das marcas. Hoje o que há de mais precioso para as pessoas é o tempo. Portanto quanto mais cômodo, interessante e agradável for para o cliente comprar um produto ou serviço, maior a chance da compra ser efetuada.

A seguir são descritas algumas das principais formas de como a tecnologia e serviços estão mudando o mercado:

O consumo do dia a dia será digital, inclusive de serviços

Com a popularização dos smartphones, o consumo do dia a dia será digital. Tudo que pode ser comprado online facilita a vida do consumidor pela comodidade oferecida. Essa realidade tende a se consolidar. Portanto, além da venda de produtos deve aumentar a venda dos serviços pela internet tais como alimentação, cosmética e spas, entretenimento, agências de viagens etc.

Pagamentos via celular serão mais comuns

O pagamento via mobile está evoluindo e a tendência é se consolidar na medida em que a segurança for aprimorada. Programas como Apple Pay e CurrentC já permitem esse serviço via smartphone, substituindo em várias situações o cartão de crédito.

Comunicação visual como a melhor maneira de comunicar

O consumidor retém a atenção, em média, por apenas 5 segundos. Num mercado onde milhares de marcas brigam por espaço para suas informações, serão as imagens e a comunicação visual que vão se sobressair. Displays, telas interativas, e outras tecnologias vão ser de suma importância para o comércio e marcas. Afinal, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um estímulo de texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual.

As empresas usarão mais as mensagens de texto

O "texting" - mensagens de texto curta, seja por WhatsApp, SMS ou outro serviço - será cada vez mais comum para empresas se comunicarem com seus clientes. Esta é uma tendência que cresce principalmente entre os consumidores mais jovens que querem receber informações curtas e rápidas. Mensagens longas mandadas por e-mails estão sendo cada vez menos usadas. Vendas, acordos, avisos: tudo poderá ser resolvido com uma breve e prática mensagem de texto.]

Sites responsivos serão mais populares

Site responsivo, ou flexível, é aquele que automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc), ou seja, muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.Os empresários precisarão perceber que a experiência dos consumidores no site (seja no desktop ou no mobile) será cada vez mais importante e irá impactar diretamente na sua percepção ou atitude diante da marca. Assim, sites responsivos e criativos serão essenciais para atrair pessoas, não afastá-las.

(*) A autora é consultora do Escritório Regional do Sebrae

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias